Qual a doença de Clarice?

Perguntado por: lpinheiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Clarice Lispector também sofreu com depressão pós-parto.

Em 1977, ano em que publicou A Hora da Estrela, Clarice descobriu um câncer no ovário que a levaria a falecer um dia antes de completar 57 anos.

Sua primeira língua foi o português. Muitas pessoas pensavam que Clarice falava diferente, com um certo sotaque, porque era ucraniana (ela ceceava e tinha um r “dobrado”, pronunciado de forma áspera e gutural). Que nada: ela falava daquele jeito porque tinha a língua presa.

Não muda nada

“Não muda nada. Escrevo sem esperança de que alguma coisa que eu escreva possa mudar o que quer que seja. Não muda nada.” “Liberdade é pouco.

Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu romances, contos, crônicas, literatura infantil. De personalidade singular e forte, pouco se importava com as críticas e, segundo ela: “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa.

Não se considerava triste nem solitária, por ter muitos amigos, mas era assim que via os adultos, bastando que enfrentassem algum choque “um pouco inesperado”. Na célebre entrevista que concedeu à TV Cultura, sempre de rosto tenso, disse que estava triste porque cansada, mas que era geralmente alegre.

Vítima de ameaças por causa da fórmula de magnésio, a empresária forjou a própria morte e a única pessoa que sabe de toda a verdade é Luana. Na noite em que tudo aconteceu, a ricaça apareceu nas imagens de segurança do seu prédio e do entorno da Lagoa.

Clarice não morreu! Danilo contrata o bandido Berimbau, que é preso, e confessa à delegada que matou Clarice (Taís Araujo) a mando do pai de Rico (André Luiz Frambach).

Leonardo tentou matar Clarice em "Cara e Coragem": vai sentir remorso | Zappeando Novelas | Zappeando.

Clarice não morreu! Mas no capítulo desta segunda, 17/10, de Cara e Coragem, ela acorda com sede de vingança.

Ela armou um mega plano, e ela tem uma cúmplice com ela. Mas isso só vai ao ar no capítulo da segunda-feira, dia 22. Então, Clarice não morreu", disse a intérprete da morta-viva.

"Goiabada com queijo, a única paixão na sua vida": uma homenagem a Clarice Lispector.

Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.

Em seus poemas, contos e romances, Drummond, Clarice e Guimarães conseguiram extrair beleza melancólica e questionamento existencial sobre os fatos mais banais. De aspectos ordinários e fatos do cotidiano, nasciam profundas reflexões subjetivas.

A Hora da Estrela

1 - A Hora da Estrela
Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa.

A "Hora da Estrela" representa o momento epifânico de Macabéa: a hora da morte. É irônica porque só no momento da morte é que Macabéa alcança a grandeza do ser. Já a autora atinge a epifania ao concluir a obra. É a epifanização do tormento de escrever.

>> Marina Colasanti, poeta e prosadora, autora de Mais longa vida. Eu deveria dizer que meu livro favorito de Clarice é Felicidade clandestina. Isso porque reúne as crônicas dela no Caderno B do Jornal do Brasil, pelas quais eu era responsável.

Continuar lendo Como dizia Clarice?