Qual a diversidade étnica e cultural?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como já foi dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.

Ela é resultado da influência de diferentes povos. A diversidade cultural no Brasil é um fator que resultou das contribuições culturais que o país recebeu de diversos povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos, que auxiliaram na construção da identidade cultural brasileira.

Diversidade étnica racial é a união de pessoas com diferentes origens, histórias, idiomas, religiões e culturas. Quando falamos em diversidade étnica no trabalho, especificamente, estamos falando de equipes de trabalho, por exemplo, que representam a diversidade que existe na nossa sociedade.

Diversidade cultural no Brasil

  • A cultura indígena dos povos originários.
  • A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil.
  • A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

1. étnico-cultural. Coletividade de indivíduos que se caracterizam por sua religiosidade ou misticismo, arte e/ou meio de sobrevivência. Remanescentes quilombolas praticam a capoeira com o objetivo de preservar valores étnico-culturais.

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território ...

A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta. A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração.

Trata-se de valores, costumes e manifestações que são conservados pelo facto de serem considerados valiosos aos olhos da sociedade e que se pretende incutir às novas gerações. A tradição, por conseguinte, é algo que se herda e que faz parte da identidade cultural e social.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país. A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

  • Tipos de cultura.
  • Identidade Cultural.
  • Festa Junina.
  • Cultura material e Cultura imaterial. Cultura.

No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero.