Qual a distribuição eletrônica do índio?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O átomo In possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p1. Indio tem várias peculiaridades que a maioria das pessoas nem sabe...

Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.

A distribuição eletrônica pode ser realizada no Diagrama de Pauling, em que os elétrons são distribuídos nos subníveis seguindo a ordem crescente de energia. A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.

49

O índio está situado na tabela periódica, no grupo IIIA, entre o gálio e o tálio. É um metal branco prateado, brilhante, maleável, dúctil e cristalino.

O nome índio deriva do nome índigo que significa linha azul de seu espetro de chama. Este elemento encontra-se nos minérios de zinco, chumbo e estanho. Utiliza-se em ligas, como revestimento anticorrosivo e em materiais semicondutores como InAs e InSb em transístores e termístores.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio.

Os “índios” servem para nos ensinar a usar a terra por milênios sem desfigurar as florestas, sem manchar os rios e sem atrair doenças.

O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.

Distribuição eletrônica de Linus Pauling
De acordo com o modelo proposto por Pauling, a eletrosfera está dividida em 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q) ao redor do núcleo atômico, sendo que cada uma delas permite um número máximo de elétrons, que são 2, 8, 18, 32, 32,18 e 8, respectivamente.

Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.

A forma como os elétrons estão distribuídos ao redor do núcleo, em camadas ou níveis de energia, é chamada de distribuição eletrônica. A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

156,6 °C

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

O índio é o metal mais solúvel em mercúrio à temperatura ambiente. Existem 38 isótopos diferentes e outros 45 isômeros de índio 97Em para 135Em conhecido. Apenas dois isótopos ocorrem na natureza, 113In (64 nêutrons) com 4,29% e 115Em (66 nêutrons) com 95,71% de participação na distribuição isotópica natural.

Os grupos são as linhas verticais existentes na tabela periódica, ou seja, as colunas da nossa tabela. Além disso, os grupos possuem elementos químicos que compartilham propriedades iguais ou semelhantes.