Qual a distância que a cortina deve ficar do chão?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Pra medir, use uma fita métrica pra verificar a altura do chão até o varão ou trilho. O pé direito das casas é geralmente de 2,60 ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá? Então, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura.

Uma boa dica é manter a sua cortina curta a uma distância de, aproximadamente, 20 centímetros abaixo de peitoris, ampliando a sofisticação de usar esse tipo de cortina no ambiente.

Como deve ficar uma cortina na parede? O ideal é que a cortina longa seja instalada de 5 a 10 centímetros do teto. Já no piso, o ideal é que termine de 2 a 5 centímetros antes do chão. Dessa forma, não terá excesso de tecido se arrastando no piso, mantendo a peça limpa por mais tempo.

Considere o tamanho da cortina

  1. Se não houver móveis abaixo, a cortina deve ir até o chão;
  2. É importante que a base da cortina fique entre 5 e 10 centímetros abaixo do teto;
  3. Evite utilizar um varão do tamanho exato da sua janela. ...
  4. As cortinas pequenas são responsáveis por transmitir a ideia de que o cômodo é menor.

Regrinhas para instalar a cortina na sala de estar: A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.

Se o seu pé direito for alto, instale o varão entre a parte superior da janela e o teto, ou seja, no meio da parede. Isso proporcionará uma sensação de maior amplitude no ambiente. Agora, se o pé direito não for baixo, tente colocar o varão a pelo menos 20cm acima da parte superior da janela.

Recomenda-se que o varão passe a largura da janela em 20 cm, sendo 10 cm de cada lado. Ao comprar um varão, saiba o diâmetro de que você precisa.

As cortinas curtas para sala são ótimas opções para quem não possui janelas altas e largas. Dessa forma, as cortinas curtas para sala são perfeitas para janelas menores e dos padrões que muitas casas e apartamentos aqui no Brasil possuem. Uma dica é colocar o varão da sua cortina mais próximo do teto.

Na hora de calcular o tamanho da cortina, deve-se seguir a regra básica: medir a largura da janela e acrescentar cerca de 10 centímetros para cada lado. Na altura, recomendamos adicionar de 25 a 35 centímetros na parte superior e de 15 a 20 na inferior.

Como escolher a cor da cortina
As cores neutras e claras marcam e cansam menos o ambiente e são mais fáceis de combinar. Cores como: branco, bege, cinza, nude e rústico cru fazem combinações ótimas com qualquer tipo de decoração. A combinação de dois tecidos leves com cores neutras transmite sofisticação e delicadeza.

Já as cortinas curtas são indicadas para ambientes que impeça de colocar a cortina longa como quando há um móvel embaixo da janela, ou em áreas molhadas como cozinhas, lavanderias e banheiros. Se for para o banheiro é indicado evitar cortinas de tecido, pois podem vir a mofar.

A cortina na parede toda deve ser evitada quando possuir móveis abaixo da janela e, principalmente, quando abaixo da janela estiver a cama. A cortina na parede toda combina com a sala e o quarto, mas não deve ser utilizada na cozinha ou banheiros por conta das características próprias desses locais.

Tamanho da cortina
O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho do varão para, assim, ter uma peça com franzimento e gomos definidos. Por exemplo, se a largura do varão for de 1,5 metros, o correto é adquirir uma cortina com 3 metros.

Como saber que tamanho de cortina comprar se for um modelo pronto?

Tamanho Máximo do VarãoMedida da Cortina Esticada
2,00 m2,80 m
3,00 m4,00 m
4,00 m5,80 m

prega wave

A prega wave é a escolha ideal quando se quer adicionar um toque de volume e movimento à cortina. É uma opção elegante e sofisticada para qualquer tipo de ambiente, desde os mais modernos até os mais clássicos.

Cores escuras são mais recomendadas para salas e quartos maiores. Além de passar uma sensação mais ampla, optar pelos tons clarinhos evita um pouco a perda de luz – e luz é energia, não é mesmo? Da mesma forma que uma parede escura passa a ideia de um ambiente menor, com as cortinas a sensação é parecida.