Qual a distância máxima de um Wi-Fi?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Em geral o alcance nestes ambientes é de 25 metros à velocidade de 11 Mbps e 50 metros à 1 Mbps. Em ambientes externos geralmente o alcance é de 150 metros à 11 Mbps e 500 metros à 1 Mbps.

A velocidade máxima alcançada pelo protocolo G é de até 54 Mbps. Já os roteadores wireless 802.11n são muito mais potentes, o que explica o fato de serem bem mais caros. O sinal de banda dupla pode ser de 2,4 ou 5 GHz e atinge até 300 Mbps, podendo ser reconhecido em um raio de até 400 metros.

A potência de um roteador Wi-Fi é o que define o quão longe o sinal da internet pode chegar dentro daquele ambiente. Você já pode ter notado que os roteadores sempre são designados de acordo com sua capacidade de banda, que pode ser dupla (2.4Ghz de 5Ghz) ou tripla (2.4Ghz, 5Ghz ou 6Ghz).

Atenção ao raio de alcance
Em geral, roteadores operando em 2.4 Ghz podem chegar a 30 metros em ambientes fechados e 150 metros em ambientes abertos. Barreiras físicas podem impedir que esses números sejam alcançados e eventualmente pode ser necessário recorrer a repetidores para ampliar a cobertura.

Todo roteador tem antenas, mesmo os aparelhos que as colocam de maneira embutida. Os roteadores que prometem longo alcance vêm com três antenas, que potencializam o alcance. Esses são dispositivos que prometem a não obrigatoriedade de repetidores de sinal pela casa e são ideais para sobrados e áreas muito amplas.

WiMAX, também conhecido como padrão IEEE 802.16, fornece serviços de dados sem fio usando a faixa de 10-66 GHz e oferece taxas de dados até 70 Mbps em distância de 50 km.

50 metros

O alcance, segundo a própria fabricante indica, é de até 50 metros. O modelo é visto por cerca de R$ 124, A porta Ethernet possibilita que o repetidor transmita o sinal de Internet via cabo para o aparelho conectado, caso o usuário prefira a modalidade com fio por algum motivo.

Nos roteadores WiFi, esses pulsos passam por oscilações elétricas, sendo assim transformados em ondas eletromagnéticas — que também podem ser chamadas de ondas de rádio, trabalhando em frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz, na maior parte dos casos. Depois as antenas fazem o direcionamento dessas ondas.

Um roteador com várias antenas pode garantir maior estabilidade na troca de dados e suporta mais velocidade para a rede Wi-Fi. Na prática, ter mais antenas melhora o tráfego de dados, já que há mais pontos de transmissão e recepção de sinal.

Maior velocidade e confiabilidade
Além de prover maior velocidade para sua rede, um roteador com múltiplas antenas pode garantir maior confiabilidade na hora de trocar os dados.

2,4GHz ou 5GHz. A questão de ter 2,4GHz ou 5GHz é relacionado a velocidade e alcance. Conexões de 2,4GHz permitem maior alcance (conectar mais longe do roteador) mas menor velocidade. Conexões de 5GHz permitem maior velocidade (incluindo menor latência) mas menor alcance.

Posicione barreiras físicas.
Posicioná-los na frente de paredes e janelas finas fará com que seja mais difícil para um vizinho conseguir roubar seu sinal, além de bloquear sinais externos que possam interferir em seu dispositivo. Sinais Wi-Fi de 5 Ghz são particularmente ruins na penetração de objetos.

Em geral, os roteadores apresentam uma curta área de alcance para o sinal de rede wi-fi. Dessa forma, se o notebook está distante ou há muitos obstáculos entre ele e o roteador, pode ser que o sinal esteja fora de alcance.

TP-Link TL-WR941HP

O roteador com maior alcance é o TP-Link TL-WR941HP. Conhecido como "atravessador de paredes", ele permite que o sinal ultrapasse obstáculos e alcança até 900 m².