Qual a distância de um pé de mandioca para o outro?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Geralmente, o espaçamento entre fileiras de mandioca varia de 1,00 x 0,50 m até 2,00 x 1,00 m, usando-se uma ou duas fileiras de milho entre duas de mandioca, alternadas com fileiras de feijão. Para garantir uma melhor germinação, usam-se três sementes por cova, tanto para o milho como para o feijão.

Para começar, faça covas de 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade. Plante o caule com 2,5 cm de comprimento. Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada.

O cultivo da mandioca deve ser iniciado no princípio das chuvas, quando a umidade e a temperatura são essenciais para a brotação e enraizamento. Portanto, no Brasil a melhor época para o plantio da mandioca é de março a setembro.

A mandioca responde bem à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros), que devem ser preferidos como fonte de nitrogênio.

16 meses

Colheita da mandioca
Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

- As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta. - No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio.

lua minguante

a lua minguante a melhor lua para você plantar a sua mandioca sua macaxeira.

A utilização do calcário e adubo fosfatado está diretamente relacionado à rotação das culturas. Trata-se de um processo de adubação indicado para o plantio intercalado de leguminosas e mandiocas. Entretanto, antes de aplicar qualquer adubo na plantação, os agricultores devem analisar o solo.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

O solo deve ser arado e gradeado para eliminar compactação e desfazer torrões. Aconselha-se fazer duas arações, a primeira dois meses antes do plantio, e a segunda no plantio, seguida de gradagem. - Calcário: a mandioca é bastante exigente em cálcio e magnésio, que devem ser fornecidos pela aplicação de calcário.

A propagação da mandioca se dá por meio de manivas-sementes que devem ter 20 cm de comprimento, com pelo menos 5 a 7 gemas, e diâmetro em torno de 2,5 cm. Devem ser obtidas da parte mediana de ma- nivas (ramas) provenientes de plantas sadias, vigorosas e recém colhidas.

Os pesquisadores recomendam escolher partes mais grossas da maniva, com 2 cm de diâmetro e fazer cortes retos em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. "O corte reto enraíza mais", explicou Inocêncio. "Basta um pedaço bem selecionado por rama, de maniva com vigor", reforça o pesquisador.

Só que o fósforo é colocado na cova na época do plantio e depois salpicamos o calcário sobre a superfície do solo, em torno de 200g por cova, o que dá duas toneladas de calcário por hectare.

A análise de regressão demonstrou que a mandioca variedade Paulozinho respondeu linearmente à adubação mineral de NPK em relação aos indicadores de produtividade de raízes e ramas. A dose de 600 kg. ha-1 foi a que obteve maiores produtividades de raízes e ramas, porém a dose econômica foi a de 200 kg. ha-1 com 34,85 t.

Por ser um material precoce, a BRS 420 tem um crescimento muito rápido e vigoroso, reduzindo consideravelmente a necessidade de capina, de acordo com o especialista.

Mandioca BRS 429
A mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta moderada resistência ...