Qual a distância de segurança mínima de acordo com a direção defensiva?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Observe quando o carro da frente passar pela placa e conte pausadamente dois segundos. “Não importa a velocidade, se a 30 km/h ou a 300 km/h, eu tenho que manter dois segundos de distância entre o meu carro e o carro da frente”, explica o professor Paulo Ademar, de Engenharia de Segurança.

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

Regra dos dois segundos
– Quando o veículo da frente passar pelo ponto fixo, comece a contar. – Conte dois segundos pausadamente. – A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Em se tratando de colisão traseira, temos o artigo 29 , II , do Código de Trânsito Brasileiro , o motorista tem o dever de guardar distância segura do veículo que trafega à sua frente, bem como do veículo que trafega ao seu lado. Presume-se, portanto, a culpa daquele que bate na parte traseira de outro veículo.

30 metros

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Essa dica é conhecida como regra dos 2 segundos e serve para o condutor ter uma ideia da distância frontal que deve guardar de um veículo que esteja andando à sua frente. Vamos lá: Quando estiver circulando na via, fixe um ponto em sua mente (pode ser uma árvore, uma placa de sinalização ou outro ponto de referência).

Quanto à distância frontal de segurança, existe uma recomendação da direção defensiva, conhecida como “regra dos dois segundos”, calculada da seguinte forma: quando o veículo que se encontra à frente do condutor, passa por um determinado objeto fixo (uma árvore, um poste, um semáforo, uma placa de sinalização etc.), ...

Percurso percorrido pelo veículo entre o momento em que o motorista pisa no freio e o veículo para. Essa distância também pode variar de acordo com a velocidade em que o automóvel está, mas outros fatores também podem contribuir.

Segundo o artigo 201 do CTB, a distância lateral do ciclista é 1,5 m e deve ser mantida pelo veículo que se aproxima ou ultrapassa a bicicleta de forma lateral. Caso o condutor não siga essa medida, a infração é considerada média, e a penalidade é uma multa, que atualmente custa R$ 130,16.

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Não existe uma distância mínima regulamentada, já que há variáveis como o tipo de veículo e as condições do tempo e tipo de rodovia. Porém, especialistas recomendam a dica que consiste em guardar distância de, ao menos, três segundos do veículo da frente.

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude. Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.

Distância de reação é o percurso entre o início da frenagem de um veículo e sua efetiva parada. Quanto maior a velocidade de um veículo, menor será o tempo de reação do condutor o que, consequentemente, poderá causar mais acidentes.

Manter distância do veículo que vai à sua frente: ela deve ser de 3 segundos. Para calcular basta observar o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na pista e conte em quanto tempo você chegou ao mesmo objeto. Se for menor que 3 segundos, desacelere para garantir distância maior.

Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente.