Qual a distância da parede para o vaso sanitario?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para facilitar a circulação até o box, considere a medida de 60 cm como distância entre a bacia sanitária e a parede da frente. Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos.

com. 30 cm no eixo do campo certo com 30cm é o a distância ideal para não ficar muito longe da parede também.

No brasil, o padrão para bacias com caixa acoplada é de 30 cm, já as convencionais seguem a convenção de 26 cm.

Vasos Sanitários para Caixa Acoplada 40 cm a 50 cm.

– o vaso sanitário deve usar tubos de 100 mm; – lembre-se de criar o caimento correto para escoar a água. O caimento ideal é de 2% e o mínimo é de 1%.

Se você quiser uma peça que ocupe menos espaço, fique com os vasos sanitários convencionais, cujo sistema de descarga fica na parede e que, por isso, dispensam a caixa acoplada.

Se o banheiro tiver somente vaso sanitário, a área mínima é de 1,2 metro quadrado. Com vaso sanitário e pia, a área mínima é de 1,5 metro quadrado. Se há chuveiro, ainda, um chuveiro, a área mínima é de 2,5 metros quadrados. Se for só chuveiro e vaso sanitário, pode ser de 2 metros quadrados.

40mm

Cano 40mm para valvula hydra.

Para válvula de descarga, a altura entre o piso acabado e o acionamento deve ficar entre 1,10 m e 1,20 m. Quando a caixa de descarga for elevada, tem que apresentar a saída de água posicionada entre 1,30m e 1,70m de altura em relação ao piso acabado.

Altura padrão dos pontos de esgoto
Pia de banheiro: 0,50m a 0,60m do piso.

branco

O vaso sanitário branco é a alternativa ideal para quem não quer errar. O branco se adequa a uma maior variedade de itens de decoração e às cores dos demais utensílios do banheiro. Pode ser uma tonalidade mais corriqueira, mas, com certeza, é uma escolha sólida.

Vaso sanitário
Por isso, a ABNT Acessibilidade determina que, nesses casos e em banheiro para cadeirantes, o vaso sanitário tenha entre 43 e 46 centímetros, incluindo a borda da privada. As barras de apoio ao lado do vaso sanitário também são essenciais.

A melhor escolha para a economia e maior facilidade de manutenção é a caixa acoplada com duplo acionamento, já que, além do menor consumo de água, em caso de manutenção, os equipamentos estarão na caixa acoplada, e assim, fica mais fácil e rápido, qualquer conserto necessário.

Só que além da bacia ter cerca de 40 cm de altura e de largura e outros 70 de profundidade, a caixa acoplada costuma ter aproximadamente 36 cm de altura, 37 de largura e 16 de profundidade. Por isso, ocupa mais espaço que o modelo convencional e não é muito indicado pra banheiros pequenos.

Isso porque o vaso sanitário convencional – aquele acionado com válvula - exige que o centro do esgoto esteja a 26 cm da parede, já a bacia sanitária com caixa acoplada pede 30 cm.

Para isso, utilize uma fita métrica ou trena e faça as seguintes medições:

  1. comprimento: corresponde à distância do furo (local que recebe o parafuso) até a ponta da louça;
  2. largura: medida referente ao ponto mais largo da louça;
  3. distância entre os furos: quantos centímetros há entre um furo e outro da peça.

Como dito, a distância mínima entre o centro de saída de esgoto e a parede deve ser de 29,5 cm. Respeitar esse valor garantirá maior eficácia e reduzirá o risco de entupimento.

Outro ponto necessário é o de esgoto, ele geralmente fica na parte de baixo e é por ele que a água da descarga vai para a tubulação de esgoto.

Os spuds são utilizados para as descargas de parede, os spuds ficam instalados atrás dos vasos sanitários ou mictórios. Esses acessórios realizam a vedação, para que não haja vazamentos.

O monobloco é considerado uma das opções que mais economiza água. Isso porque este modelo de vaso possui o sistema de acionamento duplo de descarga, muito semelhante ao vaso sanitário com caixa acoplada.