Qual a direção que a bússola aponta?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

As bússolas normalmente tem uma de suas extremidades pintada de vermelho, que aponta aproximadamente para o polo norte geográfico da Terra, quando estão na presença unicamente do campo magnético terrestre.

No mostrador da bússola está também indicado o sul, que é a direcção oposta ao norte, assim como a direcção do nascer e do pôr do Sol. O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Por ser feita com um campo magnético da Terra, a agulha maior sempre aponta para o Norte. Ela, assim como a Rosa-dos-ventos, tem os pontos cardeais e colaterais, sendo eles: Os pontos cardeais: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).

Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

Na verdade, não há razão científica para o norte estar no topo de todos os mapas. Foi uma decisão dos cartógrafos, possivelmente levados pelo fato de que os grandes navegadores, como Colombo, se guiavam pela estrela do Norte. Foi Gerardo Mercator quem, em 1569, fez um mapa-múndi assim.

Por que o Polo Norte Magnético da Terra está migrando do Canadá para a Rússia. Um grupo de cientistas europeus acredita que finalmente descobriu porque o Polo Norte magnético está se deslocando. Nos últimos anos, ele se afastou do Canadá e seguiu para a Sibéria, na Rússia.

O campo magnético da Terra é ligeiramente inclinado a partir do eixo rotacional, e o extremo norte do ímã que fica no núcleo terrestre aponta para a costa noroeste da Groenlândia (o "polo geomagnético").

O polo norte magnético é o ponto exato que marca a bússola. Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá. Isto quer dizer que o polo magnético e o geográfico não são o mesmo. O polo norte é variável e se desloca uns 40 km a cada ano.

Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.

A bússola funciona conforme a indicação do polo magnético do planeta Terra, uma vez que a agulha imantada presente nesse instrumento é atraída pela magnetização terrestre, indicando corretamente a direção norte.

Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).

A agulha é apontada verticalmente para baixo.

A bússola também é um ímã, assim como o planeta Terra. Sabemos que os polos opostos de um ímã se atraem. Por esse motivo o polo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o polo sul magnético da Terra. Porém, o polo Sul magnético da Terra está próximo do polo norte geográfico da Terra.

Mas espera aí: a bússola não aponta para o Norte? Pode parecer estranho, mas os polos magnéticos e geográficos da Terra são invertidos, ou seja, o sul magnético está localizado no Norte geográfico e vice-versa.

Ponto Cardeal é um ponto principal de referência para orientação em mapas e na superfície da Terra como um todo. Existem 4 pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. O norte é o principal, pois é orientado a partir do polo magnético da Terra.

nordeste (NE), entre o norte e o leste; sudeste (SE), entre o sul e o leste; sudoeste (SO), entre o sul e o oeste; noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).

Porque o Sol nascia a leste, e o Paraíso (jardim do Éden) era geralmente representado como sendo na Ásia, estando, dessa maneira, situada na porção superior do mapa.

Nosso Norte é o Sul
A palavra Norte empregada na frase não se refere a um ponto cardeal geográfico. A intenção do autor foi usá-la com o significado de foco. Já a palavra Sul é usada como referência aos países que já foram chamados de subdesenvolvidos, dependentes ou periféricos.

O norte está no topo, mas não porque importasse mais, muito pelo contrário. Os Pólos Norte e Sul projetam-se ao infinito e "não importava", segundo Mercator, pois não havia interesse em navegar até eles. O mapa de Mercator tornou-se a cartografia padrão para fins náuticos.