Qual a diferença nutricional entre arroz branco e arroz japonês?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Livre de sódio e gorduras, o arroz japonês tem o dobro de fibras e proteínas do arroz branco, uma quantidade que pode fazer a diferença no bom funcionamento do organismo. A partir dessas características, pode oferecer mais energia e saciedade, cooperar para o controle da diabetes e reforçar a imunidade do corpo.

arroz integral

Realmente, o arroz integral é mais nutritivo e contém mais fibras, e acrescentá-lo na dieta pode trazer benefícios.

Pesquisa de Alimento
Outras quantidades: 1 xícara, cozido - 203kcal, 1 oz, seco, produto - 112kcal, 1 porção - 135kcal, Outras quantidades: 1 oz - 37kcal, 1 lb - 590kcal, 100 g - 130kcal, mais...

arroz parboilizado

Segundo Walter et al. (9) o arroz parboilizado apresenta menor índice glicêmico quando comparado ao arroz branco polido. Apesar de o arroz ser um alimento secular, alguns aspectos nutricionais ainda não são conclusivos.

Arroz integral tem as mesmas calorias, mas é fonte de fibras
Por isso, se você quer emagrecer e se manter saudável, opte não apenas pelo arroz integral, mas pelas versões integrais de todos os alimentos que estiverem disponíveis, como o pão, o macarrão etc.

Além da diferença no formato do grão, pois o arroz japonês é mais redondinho, a grande diferença entre eles é a concentração de amido, por isso os grãos são mais grudadinhos e conseguimos comê-los usando os hashis!

Por conta de suas propriedades, o arroz japonês reduz o risco de obesidade, também é rico em fibras, por isso contribui para a boa digestão e aumenta a saciedade.

O arroz integral tem um índice glicêmico mais baixo que o arroz branco, o que significa que é digerido mais lentamente e tem menos impacto no açúcar no sangue.

arroz integral

O arroz integral, seja ele branco, vermelho ou preto, tem mais proteínas e mais fibras que o branco polido, mas a composição dos integrais branco, preto e vermelho, em termos de macronutrientes e minerais, não é muito diferente”, esclarece.

Vamos começar pelas calorias: em 100g de integral cozido, encontramos 123 kcal. Já no branco, 128 kcal. Pouca diferença, né? As fibras entre um tipo e outro são de apenas 1g em 100g do alimento.

Sem colesterol ou sódio, faz parte de uma dieta balanceada e saudável, pode ajudar a prevenir a obesidade. Oferece maior saciedade, se comparado ao arroz brasileiro, come-se menos e a sensação de estar cheio acontece mais rápido e em menores quantidades.

Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

Manter o grão na geladeira ou congelá-lo faz com que ele se torne uma fonte de amido resistente, importante para reduzir o índice glicêmico. Assim, é possível controlar a glicemia e também melhorar a flora bacteriana intestinal. Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido.

A nutricionista explica que, quando os grãos são deixados de molho, é possível neutralizar esses fitatos, melhorando a absorção de nutrientes, além de tornar a digestão mais leve por quebrar essas partículas de difícil absorção. Porém, cada grão requer um tempo mínimo na água.

arroz integral

Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular, já que o seu consumo mantém um nível de energia ao longo do dia. Como é um carboidrato de digestão lenta, não há picos de açúcar no sangue.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g). Contudo, dependendo da idade, as quantidades poderão aproximar-se mais ou menos deste valor se estivermos a falar da alimentação infantil ou de um adulto.

Exagerar no consumo de grãos refinados, como o arroz branco, pode aumentar o risco de doença do coração tanto quanto ingerir doces açucarados e guloseimas regadas a óleo. É o que aponta um estudo divulgado em 3 de outubro e conduzido por pesquisadores do American College Of Cardiology, nos Estados Unidos.

O ingrediente está presente principalmente no preparo do arroz que acompanha o peixe no prato japonês, conhecido como Shari. O açúcar ajuda na aderência e consistência do grão e também garante o sabor mais adocicado que é bem característico desse tipo de prato.

chuva inclusive os tatames e dessa forma o arroz ficou intrinsecamente ligado à cultura japonesa inclusive dizem que em cultivar o arroz numa época mais antiga eram pessoas ricas pessoas nobres pessoas que prosperavam financeiramente porque o arroz era tratado.

O arroz parboilizado integral e parboilizado polido são mais ricos em amido resistente.