Qual a diferença estrutural entre polpa de pínus e eucalipto?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

de pinus e eucalipto está nas fibras. O primeiro tem uma fibra mais longa, enquanto o segundo apresenta fibras mais curtas, o que ajuda a dar uma melhor estabilidade dimensional para peças mais longas, assim como boa usinabilidade e possibilidades de acabamento.

Já o valor médio da resistência ao cisalhamento da madeira do Pinus merkusii foi superior ao da araucária (variável entre 5,5 a 7,8 MPa, conforme a região do Estado de São Paulo).

As árvores de eucalipto podem ser facilmente reconhecidas por algumas de suas características, como por exemplo, sua copa com folhagem persistente, pelo fato de suas folhas conter glândulas que segregam um tipo de óleo, nas árvores mais jovens, essas folhas podem apresentar formato arredondado e ovais.

O Pinus patula é uma espécie facilmente identificada pelas acículas verde-pálidas, finas e pendentes, casca grossa, acinzentada e fissurada na base e casca fina marron-avermelhada na parte superior. Sua madeira tem grande utilidade para processamento mecânico e na fabricação de papel e celulose.

Características da madeira proveniente da Eucalyptus grandis:

  1. Cerne castanho-rosado-claro;
  2. Alburno bege-rosado;
  3. Pouco brilho;
  4. Sem gosto nem cheiro;
  5. Macia ao corte;
  6. Baixa densidade;
  7. Textura fina a média;
  8. Durabilidade moderada aos cupins e fungos apodrecedores;

A acácia tem sido celebrada por muitos pesquisadores como uma alternativa à utilização do eucalipto, pois tem características semelhantes e ao mesmo tempo contribui para a recuperação do solo.

Utilize óleo queimado
O óleo queimado possui como grande vantagem a sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeiras, aumentando assim a sua eficiência. Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.

– Melhora a qualidade do ar; – Diminuição de poluição sonora; – Aumenta a biodiversidade; – Equilíbrio natural no conforto térmico; – Redução da erosão; – Recuperação de áreas degradadas; – Melhora a vazão de mananciais hídricos; – Diminui a pressão em florestas nativas.

madeira de Eucalyptus grandis
urophylla aos 6,5 anos de idade, obtido para os 140 corpos-de-prova estudados foi de 52,25 MPa. Para o módulo de elasticidade, o valor médio foi de 7847,64 MPa.

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.

Pinus é uma madeira resistente à água? A madeira Pinus é um dos tipos de madeira mais versáteis que existem. Ela não é a mais indicada para áreas externas, mas certamente pode molhar madeira de Pinus.

Há duas principais espécies de eucalipto com destino à produção industrial: o Eucalipto Citriodora e o Eucalipto Saligna. Também conhecido como “eucalipto-limão” ou “eucalipto-cheiroso”, o Eucalipto Citriodora tem como característica botânica mais conhecida a exalação de odores cítricos.

Corymbia citriodora (eucalipto cheiroso)
Embora conhecido popularmente como eucalipto citriodora ou eucalipto cheiroso, essa planta foi recentemente reclassificada dentro do gênero Corymbia e é uma das mais importantes espécies de eucalipto, sendo cultivada em todo o mundo.

O eucalipto citriodora é a espécie com a melhor resistência mecânica dentre as principais espécies utilizadas no tratamento em autoclave. São toras mais densas e com as fibras mais resistentes.