Qual a diferença entre Zoloft e cloridrato de sertralina?

Perguntado por: uparaiso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Zoloft é a marca de referência enquanto que a sertralina é o princípio ativo. Os medicamentos referência são os primeiros, o "original", e produzidos pelos laboratórios que lançaram o remédio primeiro.

Qual a diferença entre (cloridrato de sertralina) e sertralina ? A sertralina é comercializada como cloridrato de sertralina, Porrtanto, é o mesmo.

Zoloft® age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado.

Cloridrato de Sertralina 50mg Genérico Mepha 30 Comprimidos.

Zoloft® (cloridrato de sertralina) é indicado para uso adulto nos seguintes tratamentos: sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania; transtorno do pânico; transtorno do estresse pós-traumático; fobia social ou transtorno de ansiedade ...

De modo geral, não há diferença entre marca e genérico, pois o princípio ativo é o mesmo.

Mas, um médico pode optar por substituir a sertralina pela clomipramina, em alguns casos, em função desta última ser mais potente e, assim, usado em casos mais resistentes.

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Estes dois são eficientes para o tratamento da ansiedade social, a paroxetina tem uma potência maior que a sertralina, porém na maioria dos estudos a sertralina aparece como boa opção para tratamento de várias doenças psiquiátricas diferente da paroxetina que não faz.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Geralmente a Sertralina é prescrita para ser tomada pela manhã, entretanto algumas pessoas podem apresentar sonolência com a medicação, nesse caso pode ser tomada a noite.

Zoloft® deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia. O tratamento para pacientes pediátricos entre 6 e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser 50 mg/dia.