Qual a diferença entre zincado e inox?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Na prática, a principal diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é com relação à proteção contra a corrosão. Ambos apresentam essa proteção, porém o aço inoxidável é muito mais resistente. O aço galvanizado conta com acabamento superficial de zinco, a chamada galvanização.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.

Na prática, a principal diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é com relação à proteção contra a corrosão. Ambos apresentam essa proteção, porém o aço inoxidável é muito mais resistente. O aço galvanizado conta com acabamento superficial de zinco, a chamada galvanização.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

Para quem está em busca de uma opção de chapa de metal que não enferruje, a resposta é simples: chapa metálica de aço inox, ou aço inoxidável.

Se nos perguntarem qual a diferença entre o acabamento ZINCADO e GALVANIZADO podemos dizer que na prática, o Galvanizado é mais resistente que o Zincado, mas ambos são tipos de Galvanização.

Há diferença entre galvanização e zincagem? É comum utilizarem o termo “galvanização” para o processo de imersão a quente e “zincagem” para o processo de zincagem eletrolítica. Entretanto, a zincagem eletrolítica é também um processo de galvanização (eletrogalvanização).

O aço inox enferruja quando submetido a determinadas condições climáticas. Desse modo, em lugares com maresia, alto índice de chuvas e muita umidade, a ferrugem é acelerada. Além disso, até mesmo a poluição pode desencadear o processo, bem como o contato prolongado com certas substâncias químicas.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

O Inox 304 pode ser a sua melhor escolha, caso a aplicação demande uma excelente conformabilidade. O maior teor de molibdênio no Grau 316 pode ter efeitos adversos na conformabilidade. Quando a sua preocupação é com custos, o grau 304 é normalmente mais acessível do que o grau 316.

Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox? Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

Como tirar ferrugem de inox usando vinagre

  1. Aplique um pouco de vinagre de álcool sobre a área oxidada, usando um pano de limpeza;
  2. Deixe agir por cerca de uma hora;
  3. Em seguida, lave a superfície usando esponja macia e detergente neutro.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.

O aço O1 é um aço que pode ser temperado a óleo e apresenta alta dureza e boa usinabilidade. Este tipo de aço é usado principalmente para itens como ferramentas para corte e dobra, bem como facas e punções usados em estamparia.

300 anos

Vida útil das calhas galvanizadas pode chegar a 300 anos, mesmo em regiões praianas, tornando-as um excelente componente para a construção civil.

O aço galvanizado enferruja? Não, pois o aço que passa pelo revestimento de zinco possui uma barreira isolante e anti corrosiva, impedindo o surgimento de ferrugem, de produtos de reações químicas ou eletroquímicas submetidas a diversos fatores climáticos.