Qual a diferença entre xará e Chará?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Chará ou xará? Quem optou pela palavra grafada com X acertou! Tanto na forma singular, xará, quanto no plural, xarás, o X está presente. Possivelmente, xará deriva de uma expressão tupi-guarani, sa rara ou x- rer-á, e, assim como outros vocábulos de origem indígena, é escrito com X.

Você sabe o que são pessoas homônimas? Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra.

Resposta. Por serem palavras oxítonas.

Por que xará se escreve com x? A palavra xará tem sua origem no tupi xa'ra, derivado de xe rera, que significa “aquele que tem meu nome”. Deverá, assim, ser escrita com x no português, tal como acontece com outras palavras de origem indígena, como: abacaxi, xavante e capixaba.

Que ou quem tem o mesmo nome que outrem ou que outra coisa. Confrontar: homófono, homógrafo. Grafia no Brasil: homônimo. Grafia no Brasil: homônimo.

O termo xará tem diversos significados, sendo habitualmente utilizado para designar pessoas que possuem o mesmo nome próprio. As frases “Ele é meu xará” ou “Eles são xarás”, são exemplos comuns da utilização do termo.

ca·vi·lo·so |lô| Plural: cavilosos |ló|.

Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

O acento não é levado em conta na caracterização do nome do indivíduo; por isso, o melhor é sempre acentuar de acordo com a regra de acentuação que estiver vigorando, independente do registro civil.

Apesar dos nomes próprios também serem acentuados, é prática no Brasil não utilizar acento e nem c de cedilha nos nomes próprios em vários documentos como: CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento, etc.

É absolutamente impossível escrever como se fala. A fala é espontânea, caótica, enquanto a escrita é organizada, racionalizada. O ato de falar é natural: aprende-se criança, por experiência, ouvindo os pais e articulando pouco a pouco sons, palavras, frases. Para escrever, no entanto, é preciso ser alfabetizado.

Characeae

Chara é um género de algas verdes pertencente à família Characeae. As espécies deste género são conhecidas pelo nome comum de cara. Chara hispida.

Segundo o dicionário Priberam uma das utilizações da palavra seu é: Redução popular em próclise, de senhor (ex.: Como vai, seu Jaime?).

O plural de mês é meses, sem acento circunflexo.

vi aqui que existem 932.449 pessoas com o nome gabriel e até hoje eu não conheci um gabriel que seja hetero.

Dando uma olhada em dicionários encontramos o termo namesake como um possível equivalente para o nosso xará (pessoa com o mesmo nome).

Carece vem do verbo carecer. O mesmo que: falta, necessita, precisa, exige, requere, requer, reclama, possui.

Anônimo; que não possui nome; que não tem nomeação: sujeito sem-nome. substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que não tem nome; aquilo que não se consegue nomear. Etimologia (origem da palavra sem-nome).

Necessito de alguma coisa: 3 quero, peço, requeiro, demando. Preciso de algo ou de fazer alguma coisa: 4 tenho, sou obrigado a.

Xereu: Significa "Cícero da Paz". Participou de inúmeras pregações ao lado de João Batista.

"Charles" em inglês
Charles {n.p.} Charles Darwin {n.p.}