Qual a diferença entre Vossa Senhoria e Vossa Excelência?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade. É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos.

Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais. Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado.

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, que deve ser abreviado como V.S. ª quando necessário. Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social.

Geralmente as pessoas abordadas como excelência são chefes de estado, chefes de governo, governadores, embaixadores, certos eclesiásticos, nobreza (aristocracia) e militares e outros segurando rank equivalente (por exemplo, chefes de organizações internacionais, altos-comissários na Comunidade das Nações), ainda que ...

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Significado de V. Exa. pronome Vossa Excelência; modo respeitoso e cortês usado para demonstrar reverência em relação à pessoa com quem se fala, geralmente usado para se dirigir aos indivíduos que ocupam altos cargos públicos: V. Exa., o senhor vice-presidente da República, fará seu discurso hoje?

As expressões “Vossa Senhoria”, “Vossa Excelência” e “Vossa Majestade” são todas elas femininas, por causa do núcleo feminino “Senhoria”, “Excelência” e “Majestade”.

Autoridades de Estado
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.

Nos Estados Unidos da América, os médicos, ao termina rem o curso de medicina, são portadores do título de doutor (M.D. = Medical Doctor), o grau máximo da profissão.

Significado de Ilustríssimo
adjetivo Excessivamente ilustre: ele era um ilustríssimo senhor. Forma cerimoniosa de tratamento utilizada para se referir a alguém por quem se tem consideração, geralmente em cartas. [Gramática] Forma Abreviada Il.mo.

Sra. Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Todavia, a Lei nº 8.625/93 estabelece no seu artigo 41, I, que os membros do Ministério Público devem receber o mesmo tratamento jurídico e protocolar dispensado aos membros do Poder Judiciário. Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência” [V. Exa.].

Senhor Desembargador/ Juiz A Sua Excelência o Senhor Desembargador/Juiz... Membro de Tribunal Regional Federal Vossa Excelência V. Exa.

j) Vossa Senhoria: V. S. ª, VV. S.as (com as como anteriormente). l) Vossa Eminência: V. E., VV.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus. Não se utiliza a forma abreviada.

Vossa(s) Alteza (V.A): utilizado para fazer referência aos príncipes, princesas, duques e duquesas.