Qual a diferença entre visão e metas?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

b) Objetivos = são declarações sobre o que a organização deseja alcançar ou conquistar em um determinado tempo. d) Valores = pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacional. e) Visão = como a organização se enxerga daqui a algum tempo.

Para definir o que são metas, podemos dizer que são objetivos quantificados. Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada.

Metas de negócios são um alvo predeterminado que uma empresa ou um indivíduo planeja alcançar dentro de um período determinado. Muitas vezes, são divididas em metas de curto prazo e metas de longo prazo. Além disso, podem ser gerais e de alto nível, ou podem se concentrar em ações mensuráveis específicas.

O que é Visão? A visão de uma empresa é onde ele quer chegar em um determinado tempo. É importante ter a visão sempre no horizonte, pois as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar.

Um objetivo é uma descrição qualitativa daquilo que desejamos atingir. A meta descreve como iremos medir o progresso rumo ao atingimento do objetivo. Neste artigo eu usarei o conceito de OKR (Objectives and Key Results) para esclarecer a diferença entre objetivo e meta.

Visão: representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

Visão do futuro é saber antecipar ameaças e oportunidades de um mercado, seja por meio da inteligência contextual ou por meio de análises sistêmicas de um setor.

Exemplos de Visão:
Disney – Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças. Coca-Cola – Matar a sede do mundo. Petrobrás Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

A declaração de visão da sua empresa deve ser ampla, mas não em excesso. Tenha em mente que ela deve ser, ao mesmo tempo, realista e atingível. Pense em uma visão estratégica que pareça um ideal, mas, no fim das contas, seja um resultado alcançável.

Cada tipo de meta tem uma função diferente, por isso, é importante usar mais de um tipo de meta para acompanhar seus resultados.
...
Entenda cada um deles e escolha os tipos de metas mais indicados para cada processo de seu negócio.

  • Metas de resultado. ...
  • Metas de desempenho. ...
  • Metas de processo.

Toda meta deve ser mensurável, específica, temporalmente definida, alcançável e significativa.

1 intuito, alvo, desígnio, escopo, fim, finalidade, fito, intenção, intento, mira, objetivo, propósito.

– Ser a número um do seu mercado; conquistar espaço internacional por meio da inovação; ter sedes em todas as capitais do país; ser reconhecida mundialmente como uma empresa pioneira em seu setor; estar sempre à frente dos demais: são alguns exemplos de visões empresariais.

Ter visão de longo prazo em uma empresa significa visualizar o futuro do negócio. É saber onde ele pretende chegar e como vai se posicionar no mercado em determinado momento no tempo. Ou seja, uma visão de longo prazo define metas pelas quais o empreendimento vai trabalhar.

Nós acreditamos que uma marca de beleza pode fazer muito mais pelo mundo. Pode ir além e gerar impacto positivo na vida das pessoas e no planeta. Porque, para nós, sustentabilidade é mais que um discurso.

As metas podem ser separadas em quatro tipos de categorias organizacionais.

  1. Metas baseadas em tempo. Metas de longo prazo. ...
  2. Metas baseadas em desempenho. ...
  3. Metas quantitativas versus qualitativas. ...
  4. Metas orientadas ao resultado versus metas orientadas ao processo.

A Visão geral de projeto é a base estratégica permanente da equipe. Este recurso apresenta uma visão panorâmica sobre do que trata o projeto, como e por que usá-lo, e promove uma fácil compreensão do contexto à medida que este se desenvolve.