Qual a diferença entre vida e existência?

Perguntado por: oandrade7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Existir é uma condição inata, tudo que existe existe. Nem tudo que existe porém é vivo. A definição de vida é ampla, tanto organismos unicelulares, como bactérias e fungos, quanto organismos multicelulares, como plantas e animais, são considerados seres vivos.

Exemplo de uso da palavra Existência:
O termo designa o modo de ser do próprio existente humano, a realidade humana naquilo que tem de absurdo e de irredutível. O fato de existir, de viver. A vida, a realidade.

A vida é apenas uma ponte entre dois nadas e tenho pressa. A vida é uma só, e temos que aproveitar todos os momentos de felicidade, a unica coisa que existe é a graça desse instante e a vida merece ser comemorada mesmo que não se saiba o porque.

Porque a vida é isso, é esse caminho, e às vezes ele é deserto sim. E você precisa ter forças, e não se deixar vencer; porque ele não será deserto o tempo todo, nem você, vencido sempre.

O que é Vida:
Do latim “vita”, que se refere à vida. É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte . Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa.

3 duração, durabilidade, longevidade, tempo, extensão, permanência, subsistência.

Sinônimo de existências

  1. vidas, vivências. Antônimos: morte, inexistência. ...
  2. presenças, aparições, aparecimentos. ...
  3. duraçãos, durações, durabilidades, longevidades, tempos, extensões, permanências, subsistências. ...
  4. realidades, veracidades, verdades, veridicidades. ...
  5. entes, entidades, criaturas, organismos.

O verbo ter (no uso coloquial) pode possuir uma função semelhante ao do verbo haver (com sentido de “existir” ou “acontecer” e também de tempo decorrido), nesses contextos, ele é classificado como impessoal.

Existir na filosofia significa que o ser humano é um ser pensante. René Descartes era um filósofo que duvidava e questionava de tudo, por conta disso ele desenvolveu seu próprio método filosófico.

Devemos utilizar o verbo existir sempre que quisermos referir o ato de ter existência real, ou seja, viver, estar, permanecer, haver.

Estado do que não existe; ausência de existência (ex.: o instituto declarou a não-existência de dívidas a fornecedores). Plural: não-existências . Plural: não-existências.

Significado de Real
adjetivo Que tem existência verdadeira, e não imaginária: a vida real.De teor autêntico; genuíno: preciso ter uma conversa real com ele.

A consciência da existência é saber que a vida de cada um dos homens, e isto vale para si próprio, é como uma fagulha em um Sol de humanidade.

A vida é feita de momentos, momentos pelos quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso aprendizado. Nada é por acaso. Precisamos fazer a nossa parte, desempenhar o nosso papel no palco da vida, lembrando de que a vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.

O mais importante na vida não é número de vezes que você cai, mas o número de vezes que está disposto a se levantar e tentar de novo! A vida é maravilhosa se não tivermos medo dela. Se você pensar muito no dia de ontem, perderá a maior parte do dia de hoje. Desfrute da simplicidade e incerteza da vida.

A vida não é como nos queremos que ela seja, ela é apenas aquilo que fazemos dela, se a tua ou a minha não são boas, é porque fizemos algo de mal, ou então, não sabemos dar valor aquilo que temos.

A vida é uma sucessão de reações que temos diante do que ela nos mostra. É como reagimos a cada um dos momentos da nossa existência que pode nos dar um panorama mais geral do significado da nossa vida.