Qual a diferença entre vibrafone e xilofone?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O vibrafone é o instrumento mais ressonante dentro da família dos instrumentos de percussão de lâminas. Isso explica-se pelo fato de as lâminas serem de metal, possuindo uma capacidade de vibração mais duradoura do que a madeira (no caso da marimba e do xilofone).

Semelhante ao xilofone, a marimba, possui mais teclas de madeira mais largas, numa área mais grave. Precursor do xilofone, é o balafon, originário de África. A diferença esta no reduzido número de teclas e na solução de cabaças para os ressonadores.

Xilofone é na verdade o nome genérico para diversos instrumentos musicais idiofones percutidos, organizados em várias lâminas de madeira dispostas cromaticamente. A Marimba, por exemplo, possui mais teclas e de madeira mais larga, numa área mais grave.

Xilofone educacional de 32 notas Glockenspiel base de madeira barras de alumínio sólido com malhos instrumento musical de percussão.

Significado de Xilofonista
substantivo masculino e feminino Pessoa que toca xilofone.

O Xilofone Infantil Madeira é um instrumento musical idiofone que emite som a partir do contato das hastes com as barras de madeiras, estrategicamente projetadas para emitirem sons diferentes de acordo com o toque nos tamanhos diferentes das barras.

O Xilofone: Um Instrumento Musical Diversificado
É um instrumento de percussão composto por varetas de madeira ou metal que são tocadas com um martelo para produzir sons. Os sons são produzidos quando as varetas são tocadas, fazendo com que vibrem e produzam uma nota.

O primeiro registo encontrado relativo ao xilofone na Europa remonta ao ano de 1511, quando o organista e compositor alemão Arnolt Schlick conheceu o instrumento como registo de órgão, sob o nome de hölzern Gelächter (riso de madeira).

É a classe mais numerosa entre os instrumentos indígenas brasileiros. Zumbidores (aidje) soam quando agitados no ar. Consistem de um cabo decorado (pinturas ou plumas) ligado por uma corda a uma pequena tábua oval. Ao ser girada rapidamente a pequena tábua começa a produzir um zumbido forte.

Inclui todas as flautas, metais (como o trompete e o trombone), instrumentos de palhetas simples (algumas gaitas-de-fole, clarinete, saxofone etc.), palhetas duplas (como o oboé, algumas gaitas-de-fole e o fagote).

O balafon é um instrumento originário da África constituído por peças de madeira que se assemelham a um teclado ou xilofone e que utilizam cabaças ressonadoras. É jogado com dois tacos acolchoados. É um instrumento tradicional artesanal africano.

Percussionista é um músico que toca instrumentos de percussão. Normalmente este termo é usado para designar instrumentistas que executam tambores latinos ou africanos, idiofones como o agogô, berimbau ou carrilhão em um conjunto de música popular ou em uma orquestra sinfônica.

bombardino

bombardino | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Instrumentos idiomáticos estão concectados à expressões culturais. Enquanto o violão está associado à música popular brasileira, por exemplo, a gaita é idiomática para o folk music americano. Já o xilofone é característico do meio orquestral e o atabaque relacionado às tribos africanas.

Você já ouviu falar que o surdo é o “coração do samba”? Isso se deve à pulsação grave que esse instrumento gera, fazendo a condução de forma bastante especial. É um tambor de tamanho considerado grande, com duas peles, podendo ser feito de diferentes materiais.

guitarra

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

guitarra

O menor instrumento do mundo é uma guitarra que só ser vista com um microscópio? Ela foi criada em 1997, por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e produz os mesmos sons que uma guitarra comum. Para tocar é preciso usar micropinças.

O aparelho consiste de duas antenas de metal que detectam a posição relativa da mão do músico, que controla, sem necessidade de toque, os sons e volume do instrumento. Os movimentos produzem o som fantasmagórico ouvido em faixas clássicas de bandas como Led Zeppelin e, no Brasil, da banda mineira Pato Fu.

As partes para o fagote são escritas na clave de fá, ou na clave de dó, na quarta linha nas notas agudas. O fagote não é um instrumento transpositor.

O fagote é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui o sistema de palheta dupla, assim como o oboé, e também faz parte da orquestra sinfônica. O fagote diferencia-se do oboé tanto pelo formato quanto pela sonoridade mais grave.