Qual a diferença entre vermes e parasitas?

Perguntado por: abotelho3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além disso, alguns vermes possuem vida livre, podendo viver no mar, nos rios ou mesmo na terra. Mas os mais conhecidos são os famosos parasitas, que, por sua vez, vivem às custas de um hospedeiro. Vale lembrar que, quando um verme se hospeda em um animal, ele causa doenças infecciosas e parasitarias.

Parasito: é o ser vivo de menor porte que vive associado a outro ser vivo de maior porte, à custa ou na dependência deste. Pode ser: Ectoparasito: vive extremamente no corpo do hospedeiro. Endoparasito: vive dentro do corpo do hospedeiro.

O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verme causador da doença. Às vezes, pode ser necessário realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da verminose.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo em populações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.

Apesar dos nomes complicados, a maioria das infestações não é grave. Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Comer carnes bovinas e suínas mal-cozidas ou cruas pode fazer com que o indivíduo seja contaminado por um verme bastante conhecido: a tênia.

Portanto, pelas raízes acima destacadas, o modo exato escrito e falado deve ser parasito. O termo parasita pode e deve ser empregado sim como tempo do verbo parasitar, mas não na qualidade de substantivo.

Existem 3 tipos de parasitas:

  • Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
  • Helmintos multicelulares (vermes)
  • Ectoparasitas como o da sarna e o piolho.

Eles se alimentam da seiva elaborada de algumas plantas, assim como outras pragas da agricultura, podendo aniquilar ou matar essas plantas colonizadas. Estes tipos de parasitas que afetam, na maioria das vezes, as plantas. Mas também podem ocorrer em animais, como insetos e, até mesmo, nos seres humanos.

Vermes são parasitas que infectam o trato digestivo podendo causar diversas doenças, chamadas de verminose. Existem vários grupos de parasitas ou verme: protozoários como as amebas e giárdias, e os Helmintos como a tênia, lombriga, entre outros.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Simples e eficiente, o EPF diagnostica não apenas a presença dos parasitas, mas também determina os tipos de vermes.

Os vermes não causam mancha na pele (aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de ptiríase alba e possuem outra origem), muito menos vontade de doces ou de quaisquer outras coisas. A criança que range os dentes deve procurar um dentista para uma avaliação, pode apresentar má oclusão dentária.

A oxiuríase é mais comum em crianças e provoca coceira noturna. Doenças dermatológicas, como as dermatites, costumam estar presentes também outras áreas da pele além do ânus. Fissuras costumam provocar intensa dor no momento da defecação.

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).