Qual a diferença entre ver e vê?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele , ela , você ) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo ( tu).

Vê-lo é uma flexão do verbo ver com o pronome oblíquo átono “o” que assume a forma lo depois do verbo quando este termina em “r, s ou z”. O detetive Perez deseja vê-lo na esquadra. Nunca sonhei vê-lo novamente desta maneira.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

A palavra “ver” é o verbo no infinitivo, indicando que alguém pode, vai ou quer ver algo. Além disso, é um verbo transitivo e é necessário usar um complemento para criar uma frase de forma clara, como locuções verbais e preposições.

Explicação: O correto é "quem vê", uma vez que o pronome relativo "quem" se refere à terceira pessoa do singular (Ele /Ela). Em outros termos, a frase "quem vê" remete ao pronome pessoal "Ele ou Ela vê.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”

Como substantivo, a palavra “ver” é sinônimo de “opinião”, “entendimento”, “análise”, “parecer”, “convicção”, “concepção”.

Expressão usada para indicar que se espera ou se deve esperar pelo desenrolar dos acontecimentos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»

É indispensável saber que a palavra “” é do verbo ver no presente do indicativo ou imperativo, e se encontra na terceira ou segunda pessoa do singular. Quando falamos “ver” significa que o verbo se encontra no infinitivo.

A forma correta de escrita é vamos nos ver. A construção vamos se ver está errada. A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoal do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1.

O verbo ver atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto, estabelecendo regência com um objeto direto, sem a presença de preposições. Apesar disso, em algumas situações pode atuar como verbo intransitivo, transitivo direto e indireto e transitivo indireto.

Quem Vê Close Não Vê Corre, já dizia o ditado das mona, já que todos estão mais interessados no seus closes e não no seu corre. Quem Vê Close, Não Vê Corre!

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.