Qual a diferença entre ventilação e exaustão?

Perguntado por: opinheiro4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quando você quiser que o vento vá diretamente para baixo numa só corrente, você deve escolher a ventilação. Mas naqueles casos em que o vento deve ser distribuído por todo o ambiente, a exaustão é a melhor opção.

O modo exaustão vai retirar o ar quente acumulado no teto e fazer com que o mesmo circule por todo ambiente, equilibrando dessa forma, a temperatura. Isso deixa o espaço mais aquecido, porém, sem causar sensação de sufocamento.

O exaustor é capaz de promover a substituição do ar quente pelo ar frio. O ar quente por ser mais leve se concentra na região superior do ambiente. A função do exaustor é deslocar esse ar quente para fora do ambiente.

O sistema de ventilação é responsável por promover a circulação de ar, mantendo o conforto térmico, retirando ar contaminado e garantindo a diluição de gases, odores e vapores. Essas características tornam os equipamentos de exaustão e ventilação fundamentais para o funcionamento de indústrias.

A ventilação mecânica é realizada através de um aparelho chamado ventilador mecânico ou respirador mecânico. Nele, o fisioterapeuta define as pressões que devem entrar e sair do pulmão, assim como a que deve permanecer. Por ser uma estrutura elástica, o pulmão tende a fechar quando não tem uma pressão mínima interna.

A eliminação desse ar acontece pela parte externa da casa, por meio de um duto. Por isso, é preciso fazer um furo na parede. Com isso, o ar não volta a circular pela casa. Os exaustores são indicados para quem possui espaços com uma circulação de ar ineficiente.

Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes.

Este item é ideal para melhorar a ventilação do banheiro e controlar a umidade. O exaustor para banheiro é um item que faz toda a diferença quando o cômodo não dispõe de janelas, portanto, tem pouca ventilação. Ele auxilia na eliminação de maus odores e também no controle da umidade.

Abaixo, listamos os 6 tipos de exaustores industriais disponíveis no mercado :

  • exaustores axiais;
  • exaustores axiais de transmissão;
  • exaustores axiais de parede;
  • exaustores axiais de telhado;
  • exaustores centrífugos;
  • exaustores eólicos.

A exaustão de ar para ambientes fechados tem a função de renovar o ar e torná-lo utilizável novamente, sem causar nenhum problema de saúde. O funcionamento da exaustão de ar é bem simples: quando as pessoas respiram, o oxigênio é absorvido, e gás carbônico é despejado no ambiente.

Tipos de sistemas de exaustão industrial

  • Insuflamento de ar.
  • Ventilação local exaustora.
  • Exaustor eólico.
  • Exaustor centrífugo.

Quantas horas o exaustor industrial pode ficar ligado? Os exaustores de ar industrial TECVENT podem ser utilizados de acordo com a necessidade do cliente, durante o período que desejar; caso a necessidade seja de uso 24hrs, o exaustor estará disponível durante o momento necessário.

Sim! Ligar o ventilador junto com o ar condicionado pode gerar economia no consumo de energia elétrica.

Ressecamento da boca e de vias respiratórias
Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

Modos ventilatórios

  • 5.1. Ventilação controlada por volume (VCV)
  • 5.2. Ventilação controlada por pressão (PCV)
  • 5.3. Pressão de suporte (PSV)

O sistema de ventilação e exaustão mecânica faz a captação do ar externo, através de ventiladores axiais de baixa rotação e nível de ruído, a sua distribuição ao longo do ambiente num todo, por dutos, o que lhe faz capaz de proporcionar a renovação do ar condicionado direcionado.

Os métodos de suporte ventilatório mais praticados na rotina assistencial e, por isso, considerados convencionais, são os seguintes: ventilação com pressão positiva intermitente, assistida e/ou controlada, ciclada a volume ou pressão (IPPV); ventilação a pressão controlada (PCV);