Qual a diferença entre vem é vem?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O termo vem (sem acento) concorda com a terceira pessoa do singular, ou seja, é usado quando o sujeito da frase é “ele” ou “ela”. Já o termo vêm (com acento) é a conjugação da terceira pessoa do plural, concordando com os sujeitos “eles” e “elas”. Resumindo: Vem: terceira pessoa do singular.

Tem e vem, sem acento, são as 3.ªs pessoas do singular do presente do indicativo dos verbos ter e vir. Com acento circunflexo escrevem-se as do plural (eles, elas) têm, vêm. Esta é a ortografia oficial (acordo luso-brasileiro de 1945).

A forma correta é vaivém.
Embora com origem em duas formas verbais, uma do verbo ir e outra do verbo vir, esta palavra constitui um todo e por isso não leva hífen. É uma palavra aguda, ou seja, com acento tónico na última sílaba.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

vai-e-vem - nome masculino

singularvai-e-vem
pluralvai-e-vens

Vem e vêm são formas conjugadas do verbo vir no presente do indicativo. Vem está na 3. ª pessoa do singular (ele, ela, você): Você vem agora?

É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo. ioga ou yoga? As duas formas estão corretas.

A meu ver, há uma diferença substancial entre estes exemplos e a tua terceira frase — «vem aí» forma um grupo prosódico; não há qualquer hipótese de fazer uma pausa entre «vem» e «aí». Se aí tivesse um sentido locativo, ainda consigo admiti-lo (talvez com ligeira mudança no significado):

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

1. Movimento daquilo que vai e vem alternadamente de um ponto a outro. 2. Cabo ou corda que serve para estabelecer comunicação entre dois pontos.

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

As duas formas estão corretas.

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”.

adjetivo De maneira longe, a uma grande distância: a cidade é distante da fazenda.Ao longe: via-se distante o pôr do sol. Etimologia (origem da palavra distante). A palavra distante deriva do latim “distans, antis”, particípio do verbo latino “distare”, com o sentido de afastado, de diferente.