Qual a diferença entre vê ou ver?

Perguntado por: dlopes4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

É indispensável saber que a palavra “” é do verbo ver no presente do indicativo ou imperativo, e se encontra na terceira ou segunda pessoa do singular. Quando falamos “ver” significa que o verbo se encontra no infinitivo.

E aí, vocês acham que a forma correta é qual: “VAMOS SE VER” ou “VAMOS NOS VER”? Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

Ver: como usar? A palavra “ver” é o verbo no infinitivo, indicando que alguém pode, vai ou quer ver algo. Além disso, é um verbo transitivo e é necessário usar um complemento para criar uma frase de forma clara, como locuções verbais e preposições.

O correto é tudo a ver. A expressão tem o sentido de estar relacionado a algo, corresponder ou dizer respeito. ex¹: Educação tem tudo a ver com desenvolvimento.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Listamos a definição e formas de uso de cada um destes pronomes. ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado. O público perante o qual se pronunciou manteve-se indiferente.

A forma correta de escrita da expressão é tem a ver. Tem a ver com isso. O que isso tem a ver?

1 – Deve-se dizer «… tem que ver com…», porque "… tem a ver com…" é sintaxe francesa. Empregamos tem que, quando antes do que se subentendem palavras como as seguintes: algo, coisa, coisas, etc.: «Tenho hoje muito que fazer».