Qual a diferença entre vagem e vagem?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Obrigado. A forma-padrão geralmente dicionarizada é vagem, no sentido de «feijão-verde» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa).

A vagem pertence à família fabácea, a mesma dos feijões-comuns, com a diferença de que é consumida ainda verde nas vagens. A vagem é rica em fibras, tem apreciável quantidade de vitaminas B1 e B2, além de teores razoáveis de fósforo, flúor, potássio, cálcio, ferro e vitaminas A e C.

A diferença está no momento da colheita do grão. O feijão-verde é colhido quando a vagem ainda não está madura, enquanto no grão de corda a planta já atingiu a maturidade. Além disso, ambos podem ter grãos com coloração esverdeada, mas no feijão-de-corda tons arroxeados e amarronzados são mais predominantes.

As vagens são um pouco mais fracas e menos crocantes do que o feijão-vagem e muitas vezes têm uma cor verde menos escura. Grãos crus contêm uma substância tóxica natural, a lectina, que é neutralizada por meio de aquecimento. É por isso que as vagens não devem ser comidas cruas.

A vagem é rica em fibras e tem quantidades apreciáveis de vitaminas B2, E e folato, e dos minerais ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco, oferecendo benefícios à saúde intestinal, à imunidade e ao controle da glicemia, do colesterol e do apetite.

picurrucha: criança muito pequena (variante de pequerrucha).

1 Cair ou vir abaixo, rapidamente e com estrondo; desabar, desmoronar-se: A construção ruiu durante o terremoto. 2 fig Deixar de existir; desaparecer: Suas esperanças de reconciliação ruíram quando ele partiu. 3 fig Ficar emocionalmente afetado; ficar arrasado: Seu coração ruía diante de tanta injustiça.

“Fioti” – Iniciante no crime. Exemplo:”Manda o papo Fioti”.

Sobre a vagem
De acordo com a clássica pirâmide alimentar, é preciso incluir uma porção desse tipo de alimento todos os dias no seu prato pra deixar tudo mais saudável.

Benefícios da vagem para a saúde cardiovascular
Curiosamente, a “casca” da vagem (a parte que fornece a cobertura para os grãos dentro) parece estar mais relacionada a esses benefícios cardiovasculares do que os feijões em seu interior.

Os alimentos bons para os diabéticos
Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

Noz moscada: conheça os benefícios dessa especiaria e aprenda 10 receitas

  1. VAGEM MACARRÃO. É o tipo mais comum, também chamada de feijão vagem. ...
  2. 2 VAGEM HOLANDESA. ...
  3. 3 VAGEM MANTEIGA. ...
  4. 4 ERVILHA TORTA. ...
  5. 5 EDAMAME.

Entre todos os tipos de feijão que citamos, o branco sai na frente por ser mais saudável e, ao mesmo tempo, mais leve.

feijão preto

"O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar.