Qual a diferença entre UPA e UBS?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

UBS é a porta de entrada do SUS, faz atendimento de rotina. Os tipos de atendimentos são: Pré-Natal, diabéticos, hipertensos e tuberculose. UPA é urgência e emergência que são oferecidos 24 horas por dia e 7 dias por semana diretamente ligada com o Samu.

Elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da ...

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:
Febre alta, acima de 39ºC; Fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame.

Todas as unidades contam com clínica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria. Algumas também oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar.

Não. Você tem que ser encaminhado por um médico da sua UBS para consulta com o especialista ou marcar um exame. A Regulação da sua UBS é quem é responsável por colocá-lo na fila de espera, a partir daí você pode buscar um encaixe pelo AGENDA FÁCIL.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Na UPA, o paciente será apenas estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.

As UPAS atendem casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

O salário médio pago pela empresa UPA - Unidade de Pronto Atendimento para o cargo de Enfermeiro (Brasil) é aproximadamente R$ 2.361 por mês, ou seja, 33% abaixo da média nacional.

Unidade de Pronto Atendimento, abreviadamente UPA ou UPA 24h, é uma espécie de posto de saúde instalada em diversas cidades do Brasil. São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.

A UPA é dividida da seguinte maneira:

  • UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. ...
  • UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. Capacidade de atender até 300 pacientes por dia. ...
  • UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. Capacidade de atender até 450 pacientes por dia.

O intuito das UBS é fornecer atendimento para os problemas de saúde da população, quando não houver a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais, enquanto a UPA tem como foco a atenção às urgências e emergências.

A seguinte avaliação faz parte desta abordagem mínima inicial: - Exame de Urina para pesquisa de elementos anormais e sedimentoscopia. - Creatinina - Potássio sérico - Colesterol total e HDL-colesterol - Triglicérides - Eletrocardiograma - Avaliação oftalmológica - Microalbuminúria – deverá ser repetida anualmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família constituem a atenção básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

O adolescente tem o direito de ser atendido desacompanhado . A criança e o adolescente gozam de prioridade (precedência de atendimento - ECA) com relação aos pacientes adultos. A manutenção da privacidade e do sigilo do atendimento deve ser a regra no atendimento de adolescentes.