Qual a diferença entre Umbanda e jurema sagrada?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

A Jurema é um reconhecimento, a religião é a dos orixás. Já na Umbanda, as práticas da Jurema são entendidas como parte da religião. De acordo com Pinto (1995), tudo levava à compreensão de que a Jurema sempre esteve presente nos terreiros de Xangôs do Recife.

A Jurema é uma árvore que floresce no agreste e na caatinga nordes tina; da casca de seu tronco e de suas raízes se faz uma bebida má- gico-sagrada que alimenta e dá força aos encantados do "outro-mundo". É também essa bebida que permite aos homens entrar em contato com o mundo espiritual e os seres que lá residem.

Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.

Dentre os muitos Caboclos que foram avisados: Caboclo 7 Estrelas da Jurema, Caboclo Pena Branca, Caboclo Urubatão, Caboclo Jari, Caboclo Janari, e Caboclo Rompe Mato. Os Caboclos então, se posicionaram na imensa floresta à espera do desconhecido.

Existem várias espécies de jurema, sendo prática comum a utilização da jurema-preta (Mimosa hostilis benth) e da jurema-branca (Vitex agmus castus). A planta é chamada por uma série de outros “sobrenomes” como jurema-mirim, jurema de caboclo, jurema roxa.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

Na prática espiritual, a Jurema Preta pode ser usada em banhos de purificação, defumação de ambientes, consagração de objetos rituais e na preparação de chás ou tinturas para proteção, cura, expansão de consciência e conexão com os ancestrais.

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.

A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos. A aspersão do consulente com fumaça de tabaco é rito frequente. Também característico é o consumo da jurema, bebida preparada com a raiz da árvore da jurema.

Banho de 7 ervas contém ervas: Colônia, abre caminho, alfazema, alecrim, arruda, manjericão e guiné.

Resumo: O culto da Jurema Sagrada é compreendido aqui como uma tradição de conhecimento que procede da articulação de diferentes fluxos culturais, resultante de uma práxis ritualística cujos sujeitos operam com criatividade e fluidez.

As duas entidades incorporadas em uma sessão de jurema são os mestres que já se foram e os caboclos.

Essa planta também é usada em rituais cerimoniais, com o propósito de servir como enteógeno, para facilitar a compreensão e a expansão dos sentidos. Inclusive, há relatos de pajés indígenas que usavam a Jurema Branca para efeitos afrodisíacos e visionários.

Seu 'pai' é o empresário Luiz Claudio Telles, que pela primeira vez desde que assumiu o negócio da família em produção da bonecos, teve de criar uma ema. - O maior desafio foi transformar um desenho em um bonceo.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades, sejam enfermidades físicas ou mentais. Essa linda Cabocla nos ensina a entender as dificuldades e nos dá coragem para suportá-las.

"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.