Qual a diferença entre uma multinacional e uma transnacional?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países.

As empresas Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são aquelas que possuem filiais em diversas partes do mundo. São grandes empresas geralmente representando grandes marcas conhecidas mundialmente, e que escolhem países além de seu país de origem para atuarem na comercialização de seus produtos.

Uma empresa multinacional é um tipo de empresa que, apesar de ter a sede em um determinado país, atua em diversos outros países ao redor do mundo.

As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.

As empresas multinacionais são as empresas sediadas em determinada localidade, mas que possuem atuação descentralizada, com filiais em diversas nações do mundo. O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores.

Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, McDonald's, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás, Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.

Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), ...

Empresas transnacionais são caracterizadas por possuírem matriz em um país de origem e atuarem em outras nações por meio da instalação de filiais. Essas empresas surgiram no final do século XIX, entretanto, só obtiveram destaque no cenário mundial após a Segunda Guerra Mundial (1945).

Essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país. Pelo contrário, para sua instalação acontecer, o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros.

São empresas que geram grande parte das receitas em operações fora do seu país de origem. Essa é uma tendência que cresceu no bojo da globalização das últimas décadas do Século XX.

O termo multinacional vem sendo substituído gradualmente por transnacional, pois este representa melhor as características das novas corporações globais. Basicamente, são grandes corporações que se expandem para diversos territórios no mundo em busca de mercados consumidores, energia, matéria-prima e mão-de-obra.

A presença de empresas transnacionais tem causado enormes danos em muitas comunidades, especialmente a perda de territórios, da cultura e do patrimônio natural, sendo o maior deles a poluição do meio natural em decorrência destas atividades depredadoras do meio ambiente e geradoras de inúmeros conflitos socioambientais ...

As empresas multinacionais podem ser definidas como aquelas que têm a sua matriz ou sede instalada em determinado país e filiais espalhadas por diversos outros países e territórios, sem um limite exato para a quantidade de locais em que elas atuam.

Em cada setor foram relacionadas as 10 maiores empresas, com base no patrimônio, capital social e faturamento. Da união desses três conjuntos resultou uma média de quase 14 empresas, somando um total de 318 empresas. Destas, 8 são governamentais, 177 nacionais privadas e 133 subsidiárias de multinacionais.