Qual a diferença entre uma conta corrente e uma conta poupança?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ou seja, ambas se enquadram no tipo de conta de depósito, no entanto, enquanto a corrente possibilita diversas operações cotidianas, a conta poupança possui a finalidade de produzir juros sobre o valor depositado, apenas como reserva, por isso, as transações permitidas na poupança são bem restritas.

Diferentemente da poupança, que é uma conta com foco em guardar dinheiro, a conta corrente é utilizada para efetuar transações financeiras no dia a dia: receber e pagar contas, sacar e depositar dinheiro. "Corrente", portanto, tem a ver com recorrência. É uma conta utilizada intensamente, para movimentações cotidianas.

É importante saber que cada banco, seja ele público ou privado, cobra um tipo de taxa de acordo com o pacote de serviço que é contratado. Por isso, na hora em que a conta corrente é aberta, é preciso escolher o pacote de serviço que mais se adapte às necessidades.

Outra diferença é que a conta corrente tem uma taxa mensal de manutenção e pode ter taxas extras pra serviços específicos, como cheque especial e transferências internacionais. Já a conta poupança é pra guardar dinheiro e é usada por quem quer economizar pra objetivos futuros, tipo uma viagem.

Além dos ministros, para muitas pessoas deixar dinheiro na conta pode parecer a melhor opção para enfrentar imprevistos. A má notícia, contudo, é que deixar dinheiro parado pode prejudicar suas economias e até mesmo te fazer perder uma parte do valor para a inflação.

Há incidência de tributos? Não há um valor mínimo a ser depositado para abertura da Poupança. Porém a conta com saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias é encerrada automaticamente.

Em definição simplificada, a conta poupança é uma conta específica para guardar dinheiro, diferente da conta corrente, que é mais utilizada para receber salário e fazer pagamentos.

Como ela foi criada para poupar o dinheiro, não para movimentar, não se pode receber o salário nesse tipo de conta. A movimentação permitida é a mais básica: 2 saques, 2 transferências.

A pessoa física que movimenta acima de 2 mil reais, acumulados durante o mês, terá os seus dados repassados à Receita Federal. Isso pode implicar em pagamento de impostos exorbitantes, já que o imposto de renda para a pessoa física pode chegar a 27,5%.

De forma geral, as contas correntes não costumam ter rendimentos. Ou seja, elas não pagam juros aos seus clientes, como acontece em contas de poupança e outros modelos de aplicação financeira.

A conta corrente oferece os pacotes mais completos. Com ela, você pode ter acesso a empréstimos, contratar seguros e solicitar cartão de crédito. Além disso, consegue fazer qualquer tipo de pagamento por via eletrônica (internet banking ou aplicativo do celular). A desvantagem é o custo.

Qual banco não cobra taxa de manutenção? Diversos bancos digitais oferecem conta sem taxa de manutenção. Dentre eles, podemos citar: C6, Mercado Pago, Inter, Next, Pagbank, Neon e Nubank. Nos bancos tradicionais, você pode optar pelo pacote de serviços essenciais, que não possui tarifas.

Ou seja, o seu saldo até pode crescer, contudo, o valor que tem de poupança consegue pagar menos coisas ao longo dos anos. Esta é a principal desvantagem deste tipo de conta.

A poupança conta com a proteção do FGC – o Fundo Garantidor de Créditos, mantido pelas instituições financeiras. O FGC assegura que, em caso de calote ou quebra do banco, quem tem dinheiro aplicado na caderneta receberá de volta até R$ 250 mil.

ENCERRAMENTO POR INICIATIVA DO BANCO
Após 90 dias sem movimentar a conta, o banco deverá emitir comu- nicado ao consumidor alertando-o para o fato, bem como avisá-lo que após 6 meses de inatividade a conta poderá ser encerrada.

Em média, as pessoas pagaram 375,97 reais para manter a conta corrente ativa, um valor mensal de pouco mais de 31 reais. Já com a anuidade do cartão de crédito, a despesa média dos usuários ficou em 339,34 reais por ano.

Dinheiro parado é um capital que se encontra depositado em uma conta corrente. Esse dinheiro, desse modo, não possui nenhum rendimento, o que é prejudicial às finanças pessoais. Afinal, existe a inflação que é basicamente o aumento médio do preço de bens e serviços.

Contas da poupança social da Caixa, usadas para pagamento do auxílio emergencial, foram bloqueadas por suspeita de fraudes. Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta, devem se apresentar em uma agência bancária, com documento de identidade para regularizar o cadastro.