Qual a diferença entre uma cobra e uma serpente?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Embora algumas pessoas acreditem que serpentes possuem veneno e cobras não, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes – cobra e serpente significa a mesma coisa, sendo venenosa ou não. Já a víbora, não é um nome genérico.

A primeira característica é a presença da fosseta loreal, uma estrutura que fica entre os olhos e as narinas da serpente. Cobras peçonhentas têm fosseta loreal (seta). Todas as serpentes peçonhentas do Brasil possuem essa estrutura, somente a coral-verdadeira que não.

As serpentes são vertebrados, carnívoros, pertencentes ao grupo dos répteis. São características destes animais: a ausência de patas, pálpebras e ouvido externo, a presença de língua bífida ou bifurcada, e a pele recoberta por escamas.

Cobra-cega (Gymnophiona)
As cecílias são anfíbios, uma classe evolutiva muito diferente, que reúne animais como sapos, rãs, pererecas e salamandras. No entanto, a falta de patas causa a confusão com as serpentes. A diferença entre répteis e anfíbios são muitas, e as principais estão na pele e nos ovos.

Algumas pessoas acreditam que serpentes possuem veneno e cobras não. No entanto, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes, ou seja, cobra e serpente significam a mesma coisa, sendo venenosa ou não. A diferença entre os dois termos está ligada a família que estes animais pertencem.

São exemplos de serpentes não peçonhentas a jibóia, a sucuri, a dormideira, a caninana, a cobra-cipó, a boipeva entre outras.

Essa cobra habita florestas tropicais, de pastagens e habitats de zonas úmidas e de altitudes elevadas (entre 1200 e 2500 metros). Trata-se da píton reticulada (Malayopython reticulatus), um animal nativo do sudeste da Ásia que também habita as ilhas do Indo-Pacífico da Nova Guiné.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

No entanto, um vídeo que circula nas redes sociais deixou os internautas chocados. Nele, uma cobra-real (Ophiophagus hannah), a cobra venenosa mais longa do mundo, que pode medir até 5 metros de comprimento, é vista “de pé” em uma área rural na Índia.

A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Sintomas das picadas de serpentes mais comuns no Brasil
O local da picada apresenta dor, inchaço, sangramento e pode ter manchas arroxeadas. Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte.

As serpentes é um dos animais mais antigos da humanidade e tem muitas curiosidades escondidas. Uma serpente é capaz de saber tudo sobre sua presa apenas capturando partículas do ar com a língua. Algumas espécies dançam para disputar a fêmea na época do acasalamento.

Existem cerca de 3.400 espécies de cobras no mundo
A primeira curiosidade sobre cobras é que elas tem uma família gigante. Com 3.400 espécies de cobras rastejando pelo planeta, existem muitos tipos diferentes que vivem em biomas diversos.

Haroldo Bauer

Haroldo Bauer, conhecido como Rei das Serpentes, é morador de Serra Talhada, Pernambuco. Youtuber famoso por ensinar e desvendar mitos sobre as serpentes, despertando curiosidade por sua habilidade com as cobras.

jararaca

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a jararaca é responsável por 70% dos acidentes com cobras do país.

A troca de pele nas cobras sucuris é um processo biológico e necessário para o seu crescimento. Uma cobra sucuri foi filmada escalando uma árvore e surpreendeu os internautas.

Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia. Aproximadamente 600 espécies são venenosas e apenas cerca de 200 — 7% do total de espécies — são capazes de matar ou ferir gravemente um ser humano.

Serpente é o nome mais genérico para se referir a estes animais, pois tanto as cobras quanto as víboras são serpentes! Entretanto, cobras e víboras são serpentes peçonhentas, enquanto que o termo “serpentes” também se refere às espécies que não possuem peçonha, como por exemplo, a Jiboia (Boa constrictor), (figura 1.

As cobras podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica e Irlanda. Elas podem sobreviver em quase todos os tipos de clima, desde florestas tropicais até desertos, prosperando em todo o mundo.