Qual a diferença entre um vendedor e um atendente?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O atendente senta na cadeira e espera o pedido. Atende e oferece os produtos do guia de referência e tenta ganhar pelo preço. Já o vendedor/consultor, entrevista, analisa, tenta entender a necessidade do cliente.

Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.

Vender é agregar mais produtos às vendas e/ou agregar valores aos produtos. Quando o cliente entra na loja, por exemplo, no intuito de comprar cadeiras para o seu escritório, e o ATENDENTE vender apenas “cadeiras para escritório”, ele não vendeu, atendeu.

Outros nomes para esta profissão
Ajudante Geral, Assistente Comercial, Assistente de Franquias, Assistente de Loja, Assistente de Vendas, Assistente Técnico de Vendas.

O Atendente é o responsável pelo atendimento - pessoal ou telefônico - garantindo o suporte necessário ao cliente. E durante esse processo de atendimento, ele esclarece e dá apoio em dúvidas, faz registro de reclamações, fechamento de vendas e etc.

Um atendente geral trabalha em um ambiente de varejo, como um supermercado. A principal tarefa de quem trabalha nessa função é cumprimentar os clientes e ajudá-los a encontrar os itens na loja. Eles devem conhecer bem os produtos para que possam tirar quaisquer dúvidas dos clientes sobre preços e características.

R$ 1.150,00

Hoje quem trabalha como Atendente ganha em média um salário de R$ 1.150,00. E antes de se tornar Atendente, 1% foi Balconista e depois 7% se tornou Auxiliar Administrativo.

R$ 1.288,00

No cargo de Atendente de Vendas se inicia ganhando R$ 1.056,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.687,00. A média salarial para Atendente de Vendas no Brasil é de R$ 1.288,00.

Vários nomes nos dias de hoje são utilizados, como vendedor, assessor comercial, gestor comercial, gestor de área, vendedor técnico, vendedor milênio e outros.

Vendedor, Executivo de Vendas ou Consultor de Vendas
As organizações costumam tratar os 3 nomes como se fossem o mesmo cargo.

Balconista é o empregado ou colaborador que trabalha no balcão da farmácia. Vendedor é aquele que usa técnicas de persuasão para vender; que tem como função informar sobre um produto e que presta um atendimento de qualidade.

O atendimento ao cliente é todo o suporte que a empresa oferece a uma pessoa, desde o seu primeiro contato até durante o pós-venda. O objetivo é se relacionar, atendendo as necessidades que o cliente tiver e melhorando a experiência dele com o seu produto/serviço.

O atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer negócio e tem como principal objetivo receber e solucionar as demandas e solicitações apresentadas pelos clientes atuais e futuros.

Etiquetar os produtos – marcar preços e fazer as atualizações se necessárias. Manter a loja organizada e limpa – manter a organização da loja de forma a impactar os clientes de forma positiva. Anotar pedidos – desempenhar essa função é comum aos atendentes de loja sobretudo no fechamento de uma venda.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a carga horária máxima permitida para os trabalhadores formais é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. A carga diária pode ser estendida em até, no máximo, 2 horas.

R$ 1.314,00

Hoje quem trabalha como Operador de Supermercado ganha em média um salário de R$ 1.314,00.

Confira algumas habilidades comuns de atendimento ao cliente e por que elas são necessárias para muitos ambientes de trabalho:

  • Comunicação.
  • Empatia.
  • Adaptabilidade.
  • Pontualidade.
  • Conhecimento de produtos ou serviços.
  • Confiabilidade.
  • Solução de problemas.
  • Paciência.

No entanto, a principal função é dar suporte. Não só atender, mas ajudar também. Isto é, tanto para o c externo quanto interno. Porém, isso é possível através do SAC, chat ou atendimento presencial.