Qual a diferença entre um terno Slim e Slim Fit?

Perguntado por: eazambuja2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

No terno tradicional existe sempre alguma sobra, principalmente na manga, na cintura e na calça, dando um pouco mais de liberdade de movimentos, enquanto o slim fit tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça com menos tecido sobrando.

Os tipos de terno

  • Corte tradicional. O terno tradicional caracteriza-se pelo corte clássico, com seus elementos mais folgados do que o corte fit. ...
  • Corte slim-fit. Esse tipo de terno, diferente do modelo clássico, tem suas medidas mais justas e enxutas. ...
  • Terno de um ou mais botões. ...
  • Terno de abotoamento duplo. ...
  • Lapelas.

Normalmente, os ternos de boa qualidade são compostos de 100% de lã. A razão é simples: lã é um tecido firme que deixa sua pele respirar. Além disso, ela é versátil e ideal para manter seu corpo quente mesmo quando o dia está frio.

Terno Oxford
O Termo Oxford se caracteriza pelo seu tecido, de mesmo nome. Esse tecido é uma trama entre fios finos e grossos, com elastano, algodão e poliéster. Esse tecido é extremamente resistente e muito elegante, casando perfeitamente com situações mais formais que pedem um terno como figurino.

Gravata slim com traje slim
A gravata slim deve ser usada com um traje com o corte slim. É preciso considerar que a largura da lapela do paletó deve ser proporcional à largura da gravata. Então, se você tem um terno Slim, nada de usar uma gravata tradicional, ficará melhor coordenado com a gravata slim.

terno azul-marinho

Dessas três opções, a mais chique e bacana é o terno azul-marinho, que é mais elegante para trabalhar, ir a um casamento ou participar de uma entrevista de emprego. Quanto às tonalidades de cinza, cada uma tem suas especificidades. O cinza-claro só deve ser usado até as 18 horas.

Durante o dia
O tom mais recomendado é o chumbo ou azul-marinho. Afinal, durante o dia, não é preciso utilizar o tradicional preto. Inclusive acaba destacando mais seu dresscode. Mas, caso queira outras opções, pode ser: verde claro, bege, cinza claro e azul royal.

Slim é o modelo mais ajustado ao corpo, tem bom caimento e não fica sobrando tecido, já o modelos slim fit é um modelo mais ajustado que fica bem modelada ao corpo. Normalmente os modelos fit tem até um costura nas costas e na frente pra marcar bem a linha de cintura.

Por fim, o mais clássico de todos, o terno preto. É uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer homem.

O cálculo para saber a quantidade de fios utiliza o número de fios por polegada quadrada. O tecido é considerado “super” quando a contagem é acima de 100. Para os especialistas o ideal é usar ternos com quantidade entre 110 e 150 fios. Os conjuntos com a costura mais apertada apresentam melhor qualidade.

O terno completo é mais formal e significa, como o nome sugere, usar todas as peças no look: calça, paletó, colete, camisa social e gravata. A outra forma é a mais despojada, chamada de terno costume, que inclui apenas calça social, paletó e camisa, sendo a gravata opcional.

O ideal é que o terno termine logo abaixo do bumbum. Uma boa dica é fechar os punhos e verificar se a barra fica na altura das articulações dos dedos . Homens mais longilíneos podem aumentar um pouquinho o comprimento.

Já o terno pode ter tons mais escuros como a gravata e os dois formarem uma combinação com cores similares. Neste caso, prefira a camisa branca, que é a mais neutra. As cores complementares são opostas no círculo cromático e causam um impacto maior.

As camisas em tons de branco, cinza e azul marinho são imbatíveis, combinando com todas as cores de terno e de gravata. E por falar em gravata, lembre-se de sempre escolher uma peça de tom mais escuro que o da camisa.

Lã Fria

Lã Fria: o Que é Esse Tecido e Porque é Ideal Para Ternos e Costumes. Sempre que surge algum perito em moda masculina falando de roupa social você pode apostar que vai ouvir falar mais cedo ou mais tarde em lã fria. Realmente o tecido é a melhor opção para quem vai comprar um traje formal, seja ele um terno ou costume.

Assim como qualquer tipo de roupa, o terno também tem as suas variações. Eu como Consultor de Imagem e Estilo, digo que o diferencial entre um terno barato, um mediano e um caro está no tecido e, principalmente, nos detalhes como corte, caimento, botões, forro e acabamento.