Qual a diferença entre um spot de 5W e 7W?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Já os spots de 5W possuem foco de luz mais amplo, chegando a 180º e clareiam até 120 centímetros. São ótimas opções para espaços como a cabeceira da cama, para leituras. Por fim, um spot de 7W emite um foco de luz mais amplo, intenso e uniforme, alcançando até 150 centímetros.

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz.

os spots de 5W possuem foco de luz mais amplo, chegando a 180º e clareiam até 120 centímetros. São ótimas opções para espaços como a cabeceira da cama, para leituras. Por fim, um spot de 7W emite um foco de luz mais amplo, intenso e uniforme, alcançando até 150 centímetros.

Por ser o mais discreto, o refletor de LED de 10W é indicado para iluminar pontos específicos. Tem fluxo luminoso que varia de 700 a 1000 lumens e alcance de até 1 metro.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Quanto maior o número de Watts, maior será o consumo de energia e, por consequência, a conta de luz do final do mês também será maior. A quantidade de Watts de uma lâmpada não tem relação com sua capacidade de iluminação. Por outro lado, o lúmen é a unidade de medida do fluxo luminoso.

420 lumens

Ele ilumina 420 lumens com apenas 6W de consumo, sendo ideal para locais de até 4m² ou para corrigir pontos de sombra.

Quando olhar a embalagem do produto, procure pelo termo “Lm/W”, em que “Lm” representa a quantidade de lumens e “W”, os watts. E não se esqueça: quanto maior o número de lumens, mais a lâmpada emite luz e deixa o ambiente mais claro.

SPOT LED EMBUTIR 5W REDONDO 6500K 450 LUMENS.

Lâmpada Led Dicróica 5W Bivolt Luz Branca 350 Lúmens B Bauer - Santil.

Eficiência luminosa = lúmens (lm)/ watts (W).
Geralmente, 1 watt de LED equivale a 10 watts de uma lâmpada incandescente e 2,5 watts de uma lâmpada fluorescente. Dessa forma, lâmpadas LED conseguem entregar um bom nível de iluminação com um consumo de energia menor.

Calcule a quantidade de pontos de luz ideal para cada cômodo
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Para identificar o melhor para seu caso, compare a quantidade de lúmens da lâmpada antiga com a nova. Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Descubra as melhores marcas de lâmpadas de LED

  • Philips 10W.
  • Ourolux 7W.
  • Ford 8W.
  • NKS 11W.
  • Avant 7W.

Mais watts não significam mais potência
O número de watts indica a quantidade de energia gasta pela lâmpada. Tanto que se você analisar, os modelos LED possuem uma quantidade de watts muito menor do que o visto em outros tipos de lâmpadas.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.

Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia, ou seja, terá uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts. Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts.