Qual a diferença entre um sacerdote e um sumo sacerdote?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

Um sumo sacerdote era o líder dos sacerdotes, aquele que ficava à frente da organização do culto religioso. A graduação de sumo sacerdote não era uma exclusividade do sacerdócio hebreu. A maioria dos povos antigos que seguiam uma religião com sistema sacerdotal, tinha seus sumos sacerdotes.

Ofício de responsabilidade no Sacerdócio de Melquisedeque. Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca.

Sumo sacerdote de Israel (em hebraico guita, transl. Kohen Gadol) é o mais alto posto religioso do antigo povo de Israel e posteriormente a época do exílio babilônico. O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém.

Arão é nomeado sumo-sacerdote de Israel - A Bíblia.

Para que uma pessoa pudesse assumir o cargo relacionado a comandar o templo, além claro da indicação do sumo sacerdote, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e também devia preencher os requisitos formais estabelecidos pela Lei Mosaica. A perfeição do corpo também era um requisito necessário e obrigatório.

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.

Os Sumo Sacerdotes são capazes de se resguardar de seus poderes para não gastarem muita energia vital da mente, além de dominar as escrituras sagradas com a proteção angelical. Ao atingirem os níveis 99 de base e 60 de classe, podem evoluir para Arcebispos.

[ Religião ] Pessoa que fazia sacrifícios às divindades. 3. [Figurado] O que exerce profissão muito honrosa e elevada.

Caifás

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar.

Adão, Enoque, Noé, Melquisedeque, Abraão, Moisés e outros homens dignos foram ordenados sumos sacerdotes.

Arão foi o primeiro sumo-sacerdote de Israel e o irmão mais velho de Moisés. Ele serviu como porta-voz de Moisés e o apoiou no seu ministério.

Se um homem não tiver o sacerdócio, o Senhor não reconhecerá as ordenanças realizadas por ele, mesmo que ele seja sincero (ver Mateus 7:21–23; Regras de Fé 1:5). Essas ordenanças importantes devem ser realizadas na Terra por homens que possuam o sacerdócio.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.

Poderíamos indicar Zacarias, mas com uma certa atenção. Os evangelhos falam que o pai de João Batista, aquele que anuncia, como precursor, a chegada do Messias e que alguns veem como o último profeta do Antigo Testamento, mesmo tendo sido contemporâneo de Cristo, era um sacerdote (Lucas 1,5).

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

Os ofícios do Sacerdócio de Melquisedeque são: Apóstolo, Setenta, patriarca, sumo sacerdote e élder.