Qual a diferença entre um legume é um vegetal?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

A principal diferença entre as verduras e os legumes está na identificação da parte comestível da planta. Por exemplo, nas verduras a parte comestível se restringe às folhas, brotos, flores e hastes. Por outro lado, nos legumes a parte comestível são os frutos, raízes e sementes.

Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.

Vegetal é um termo muito amplo. Define os seres vivos que pertencem a um único reino, o Plantae. Na linguagem popular, pode ser sinônimo de apenas planta. Diferentemente de hortaliça, nome para denominar plantas cultivadas em hortas como as leguminosas, raízes, verduras e tubérculos.

Os alimentos de origem vegetal são aqueles obtidos a partir de partes vegetais como folhas, raízes, caules e frutos. Conforme a sua origem, os alimentos podem ser de três tipos: Alimentos animais: alimentos provenientes de animais, como os ovos, leite e carnes. Alimentos vegetais: alimentos provenientes de vegetais.

A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.

Seek. O Seek é um aplicativo para identificar plantas muito prático e fácil de usar. Basta apontar a câmera do seu celular para a planta que ele mostra qual é a espécie. Esse app foi desenvolvido pela equipe da Academia de Ciências da Califórnia e usa o banco de dados da iNaturalist.org para identificar as espécies.

Legumes e verduras: Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, almeirão, aspargo, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, ervilha, escarola, espinafre, milho roxo, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho roxo, repolho, rúcula, salsa, ...

Alface é uma verdura muito consumida no Brasil, sendo rica em fibras, água e nutrientes. Suas variedades possibilitam que a hortaliça seja cultivada o ano todo.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio.

Conheça os 5 vegetais mais saudáveis

  • Agrião. Está no topo da lista e é considerado um super-vegetal. ...
  • Acelga. Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamiuna A e C. ...
  • Espinafre. Os espinafres possuem imensos nutrientes para o bom funcionamento do nosso organismo. ...
  • Beterraba. ...
  • Salsa.

Fruta ou vegetal? Para a botânica, uma fruta é tudo aquilo que vem da fertilização do ovário de uma flor. Os vegetais são as outras partes comestíveis de algumas plantas – ou seja: com base nessa definição, o tomate é uma fruta.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Botanicamente as frutas são a estrutura portadora de sementes das plantas com flores, enquanto os vegetais consistem em caules, folhas e outros componentes de plantas comestíveis. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, do ponto de vista culinário, frutas e vegetais são classificados com base no sabor.

A laranja, a manga e o mamão são popularmente chamados de frutas: nome dado a órgãos vegetais comestíveis e de sabor adocicado. Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes.

O pepino é um vegetal que pode ser utilizado na culinária e em cosméticos. É comum relacionar vegetais utilizados em comidas salgadas com legumes, mas existem as hortaliças em que a parte comestível é o fruto, o que é o caso do pepino.

Se você acha que morango e abacaxi são frutas, está errado! Isso porque são infrutescências, o resultado da fusão de várias flores que, uma vez fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. Sendo assim, no morango, a fruta são os pequenos pontinhos escuros.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.