Qual a diferença entre um gestor é um diretor de escola?

Perguntado por: ahipolito3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Diretores resolvem, decidem e comandam em um nível macro, buscando pessoas que consigam criar estratégias e implementar suas visões. Gestores acatam a visão e a implementam, gerenciando recursos, coordenando atividades, controlando custos e prazos e liderando equipes para implementarem a visão maior.

O gestor escolar é a figura responsável pela administração e organização de uma instituição de ensino. Ele rege a tomada de decisões sobre o funcionamento geral da escola, desde o nível administrativo até o nível pedagógico.

Afinal, o gestor escolar é aquele que gerencia e acompanha todas as atividades da escola, visando garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. Ou seja, atua na administração de todas as engrenagens da instituição: alunos, famílias, corpo docente, time administrativo, financeiro, jurídico, entre outros.

As atividades burocráticas são antiadministrativas quando não estão relacionadas com o pedagógico. A finalidade de todo o trabalho é garantir que a relação entre ensino e aprendizagem se concretize". Quando isso ocorre, o diretor se transforma, efetivamente, num gestor.

O diretor é o responsável por cuidar do dinheiro que entra, e prestar as contas do dinheiro que sai. É fundamental saber economizar, ter o controle sobre os gastos e evitar esbanjamentos, ou seja, cuidar muito bem das finanças escolares. Os gastos devem ser descritos para a comunidade.

No topo (nível estratégico) estão os presidentes, gestores e diretores da empresa. O grupo de tomadores de decisão é o menos volumoso da hierarquia. No meio do caminho (nível tático) estão os profissionais que recebem diretamente as ordens do nível estratégico e devem desdobrar as estratégias específicas de cada área.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional.

R$ 3.287,00

No cargo de Gestora Escolar se inicia ganhando R$ 2.527,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.125,00. A média salarial para Gestora Escolar no Brasil é de R$ 3.287,00.

Aliar conhecimento em pedagogia, recursos humanos e tarefas administrativas, além de manter um papel de liderança e a visão estratégica tanto sobre os objetivos da instituição como negócio quanto no nível educacional são alguns dos maiores desafios do gestor escolar em sua jornada.

O gestor escolar precisa estar em contato com professores e demais colaboradores, sobretudo na delegação de atividades pedagógicas e administrativas. Por isso, uma das habilidades importantes para esse profissional é a capacidade de liderar e inspirar equipes em direção aos objetivos educacionais.

Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.

O vice-diretor escolar – também chamado de assistente de direção, diretor adjunto ou diretor substituto – é o braço direito do diretor da escola. Ele possui atribuições específicas nas rotinas da instituição e também contribui com o desempenho das funções próprias do diretor.

Em sala de aula, no exercício de sua profissão, o docente é a autoridade máxima, sendo responsável pela condução das atividades.

O gestor é o responsável pelo planejamento estratégico e pelo controle da execução das tarefas de sua equipe no dia-a-dia. Ou seja, ele é o líder de uma equipe e tem a função de direcionar o time para o sucesso e para a melhoria contínua. Além disso, o gestor é o responsável pela tomada de ações estratégicas.

Como gerente, você deve sempre ter em mente os melhores interesses dos membros de sua equipe e deve se esforçar para ajudá-los e apoiá-los a alcançar as metas individuais e da equipe. Além disso, um bom gerente lidera por meio de ações, em vez de apenas dar ordens e delegar tarefas.

Assim, o coordenador é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do trabalho pedagógico realizado na escola e atua para ajudar os professores a encontrar as melhores formas de otimizar a aprendizagem dos alunos.

Ela é formada pelo diretor, por coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e professores. Cada profissional tem um papel importante, que pode variar desde a criação do plano de ensino até tarefas administrativas e de relacionamento com os responsáveis pelos estudantes.

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.