Qual a diferença entre um espelho plano é um espelho esférico?

Perguntado por: ndias4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Além disso, a imagem formada pelo espelho plano é direita, o que quer dizer que ela está na mesma posição que o objeto espelhado. Veja a seguir um exemplo de espelho plano: Já os espelhos esféricos, por sua vez, são formados pelo mesmo material que os planos (uma fina película de prata).

Um espelho esférico é qualquer calota polida e que possua uma alta reflexão. Há dois tipos de espelhos esféricos: Caso a superfície em que a luz incide seja interna em relação à esfera, o espelho esférico recebe o nome de côncavo.

Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos.

Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. Os espelhos planos têm utilidades bastante diversificadas, desde as domésticas até como componentes de sofisticados instrumentos ópticos.

Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também são muito utilizados pelos dentistas, pois com eles é possível observar determinadas características dos dentes. É também muito utilizado como espelho de senhora, pois aumenta a imagem da nossa cara ao olharmos para ele.

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:

  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Bronze. qualquer ambiente. Por ser menos refletivo que o fumê, este modelo é ideal para deixar o ambiente mais iluminado. Além disso, espelho bronze é mais resistente a riscos e os mostra com menor intensidade.

A imagem formada é real, invertida e do mesmo tamanho do objeto. 3 – Objeto real entre o centro de curvatura e o foco: A imagem formada é real, invertida e maior que o objeto.

O espelho esférico é toda superfície refletora com a forma de uma calota esférica. Para fazer um espelho côncavo, encurva-se para dentro a superfície refletora do espelho. Isto modifica várias características do espelho e da imagem formada por ele.

O espelho esférico é toda superfície refletora com a forma de uma calota esférica. Para fazer um espelho côncavo, encurva-se para dentro a superfície refletora do espelho. Isto modifica várias características do espelho e da imagem formada por ele.

Elementos de um espelho esférico
R: raio de curvatura do espelho; V: ponto mais externo da calota; F: foco principal do espelho (ponto médio entre o centro de curvatura e vértice); f: distancia focal (distância entre foco e vértice);

Elementos dos Espelhos Esféricos
Eixo principal: reta que passa pelo centro de curvatura e pelo vértice do espelho. C: centro de curvatura (centro da esfera que originou o espelho) V: vértice do espelho (polo da calota) R: raio de curvatura do espelho (raio da esfera que originou o espelho)

Comumente os espelhos convexos são utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos por exemplo. Com isso se costuma dizer que tais espelhos permitem ampliar o campo de visão.

Os espelhos planos são estigmáticos. Apresentam uma reflexão regular da luz. As imagens formadas pelos espelhos planos estão à mesma distância do espelho a qual o objeto está dele. As imagens formadas pelos espelhos planos são enantimorfas, imagens invertidas em 180° e que não podem se sobrepor ao objeto.

As imagens formadas pelos espelhos planos têm sempre o mesmo tamanho que seus objetos, além disso, a distância em que a imagem é formada, atrás do espelho, é igual à distância entre o objeto e o espelho.

Como ocorre a formação de imagens em espelhos planos? Só é necessário imaginar que o observador vê um determinado objeto que parece estar atrás do espelho. Isso acontece porque o prolongamento do raio refletido passa por um ponto de imagem virtual que fica atrás do espelho.

O espelho retangular é o mais comum e também o mais versátil. Ao mudar sua moldura você pode fazer com que ele encaixe perfeitamente no estilo da decoração da casa.

Os espelhos planos possuem diversas características interessantes que possibilitam diversos experimentos passiveis de realização em casa. Uma delas, está relacionada com a associação de espelhos planos. Esse é um termo utilizado na física para definir a multiplicação de imagens realizadas através de espelhos.

O espelho bucal, utilizado por dentistas, é um instrumento que pode ser feito com um espelho plano ou esférico. côncavo, sendo colocado a uma distância do dente menor que a distância focal.

De acordo com sua superfície refletora, os espelhos podem ser Planos ou Esféricos (côncavo e convexo). No caso das formas dos espelhos planos, eles possuem diversos formatos, a saber: circular, triangular, poligonal, dentre outros.

Ou seja, o espelho de fato “espelha” a realidade, e assim nos vemos de forma “invertida”. Em outras palavras, o espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, que constitui nossa perspectiva daquela imagem. A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam.