Qual a diferença entre um ecólogo e um ambientalista?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Enquanto o ambientalismo se concentra na defesa intransigente do meio ambiente e da fauna e flora em detrimento do ser-humano, sendo que os mais fundamentalistas são apoiantes da sua própria extinção, o ecologismo defende o meio ambiente e a conservação da Natureza, mas de forma a privilegiar, de forma antropocêntrica, ...

Esses profissionais são responsáveis pelo estudo de todos os seres vivos do planeta, como microrganismos, plantas, animais e até seres humanos. Mais do que estudar esses seres em si, eles também buscam compreender o meio ambiente, a partir do impacto que cada ser vivo tem sobre ele.

O ecologista atua profissionalmente voltado às Ciências Biológicas com as relações existentes entre os organismos vivos e seu ambiente. Tem como objetivo preservar recursos ambientais, pois a qualidade do meio ambiente natural determina o número de seres vivos que podem viver em diferentes habitats.

Ele atua atento ao bom uso dos recursos naturais e, desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente. A profissão surgiu devido à crescente preocupação de ambientalistas com a relação entre homem e o meio ambiente.

Além de implementar projetos de sustentabilidade, o formado em Gestão Ambiental pode trabalhar na implementação e fiscalização de políticas públicas ligadas à preservação do ambiente, assim como elaborar relatórios de impacto ambiental.

Portanto, enquanto a ECOLOGIA é a ciência que aborda o assunto, e o MEIO AMBIENTE é o objeto do estudo ou da abordagem que se realiza. Existem várias significados para o termo meio ambiente.

Viola e Olivieri (1997) definem como três tipos de ambientalismo o que antes (VIOLA et al., 1992) era visto como três versões ou enfoques do desenvolvimento sustentável, ou seja, ambientalismo estatista, ambientalismo de mercado e ambientalismo comunitário.

Entre os principais Movimentos Sociais da atualidade se encontra o Movimento Ambientalista, também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Ecologista. Ele se organiza na defesa da vida que está sendo dizimada pelas mais diversas formas.

A formação acadêmica é um ponto fundamental. Geralmente, é necessário possuir um diploma de graduação em áreas relacionadas, como Ciências Ambientais, Biologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Ecologia ou áreas afins.

O movimento ambientalista busca reparar os danos causados pelo homem na natureza e desenvolver métodos de progresso material que não danifiquem o meio ambiente. O ambientalismo é ao mesmo tempo um movimento ecológico, social e político.

O salário médio de um Engenheiro Ambiental no Brasil é de R$ 7.358,27. As especialidades com os melhores salários são Engenheiro Ambiental e Tecnólogo em Meio Ambiente. Essas informações são baseadas nas 1984 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil. Estude Engenharia Ambiental pagando menos!

quatro anos

O curso de Ecologia permite ao profissional compreender o papel e as necessidades de cada espécie envolvida em diferentes ecossistemas. A graduação tem duração média de quatro anos e titulação de bacharelado.

4 profissões que ajudam o meio ambiente

  • Analista ambiental.
  • Engenheiro ambiental.
  • Engenheiro hídrico.
  • Geógrafo.

O profissional que se dedica ao estudo da ecologia é o ecólogo. Por ser uma área da biologia, profissionais formados em ciências biológicas (ou em outras áreas correlatas) podem se especializar e realizar pesquisas em ecologia, sendo, portanto, chamados de ecólogos.