Qual a diferença entre um disjuntor é um fusível?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Enquanto o fusível, um equipamento mais simples, rompe seu filamento interno e impede a passagem de corrente, o disjuntor funciona realmente como um interruptor. Ao identificar um curto ou uma sobrecarga, ele desliga, impedindo a passagem de corrente sem se danificar.

Fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, este evita que ocorra um curto-circuito.

Em instalações residenciais, por questão de segurança, os fusíveis do tipo rolha ou cartucho não são mais permitidos. Devem ser substituidos de preferência por disjuntores. Já os disjuntores são dispositivos parecidos com um interruptor comum que permite a interrupção da passagem de corrente.

Os disjuntores são um sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente.

Um fusível queimado pode, sim, provocar uma pane elétrica em seu automóvel e fazer até o carro pegar fogo. Uma dica para você não passar por situações desagradáveis é verificar sempre os fusíveis na manutenção preventiva. Também é importante ter alguns de reserva para casos de emergência.

O dispositivo atua em função dos níveis de corrente elétrica que atravessa a instalação, ou seja, em caso de sobrecarga o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto-circuito. Desligamentos freqüentes são sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fusíveis por outros de maior corrente (maior amperagem) simplesmente.

Os modelos mais usados são os fusíveis rolha, cartucho tipo virola, cartucho tipo faca, NH e diazed. Os disjuntores têm a mesma função de segurança dos fusíveis, contudo eles apenas se desligam, podendo ser utilizados novamente.

Fusíveis
A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

A corrente nominal do fusível deve ser maior que a corrente nominal da carga. Aconselhamos utilizar fusíveis com corrente nominal 20% acima da corrente da carga. Quando utilizados para proteger soft-starters, o valor de corrente nominal do fusível deve ser preferencialmente maior que a corrente de partida da carga.

Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

Podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A. São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal.

Teste o fusível.
Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto manter as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está "fechado" e o fusível está funcionando.

A sobrecarga do sistema é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas onde as instalações não foram atualizadas ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

A situação mais clássica é quando muitos aparelhos estão ligados ao mesmo tempo, no mesmo circuito. Sem um disjuntor a sobrecarga não é interrompida, aumentando as chances de acontecer um curto-circuito, queima de aparelhos ou até mesmo incêndios.