Qual a diferença entre um cachorro de raça é um vira-lata?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os cães popularmente conhecidos como vira-latas possuem algumas vantagens e peculiaridades. Por ser uma mistura de raças, o termo correto é SRD (sem raça definida) e cada pet destes é único, devido a sua combinação de genes e mistura de raças ser totalmente exclusiva.

Postado por PETZ, em Atualizado em May 15, 2020
Mas e quando dois cães de raça definida cruzam e nasce um pet que é a mistura das duas? Neste caso, estamos falando de um SRD, sim, mas ele também pode ser chamado de cachorro híbrido.

Na hora de tentar identificar a raça do seu cachorro, é importante que você repare, por exemplo, na altura, no peso, no formato do focinho, na pelagem, nas orelhas e no temperamento dele. Essas características do cão podem ter aspectos muito específicos dependendo da raça, por isso, são fatores tão importantes.

SRD - Sem Raça Definida
Oficialmente chamado de SRD (Sem Raça Definida), o vira-lata faz parte do grupo de cães que não têm origem delimitada, com misturas de duas ou mais raças em sua linhagem.

A expectativa de vida dos vira-latas, também chamados de cães sem raça definida (SRD) é de aproximadamente 15 anos. É difícil precisar o ciclo de vida deles, pois eles geralmente surgem a partir do cruzamento de diferentes raças de cachorros.

Em geral, os cães SRD vivem, em média, até dois anos, devido às más condições a que são expostos diariamente.

Todas as raças de cachorro demoram entre 58 e 68 dias para nascer. Não importa se é um Poodle, Labrador, Pitbull ou um vira-lata.

Veja agora como identificar a raça (ou ao menos de aproximar da raça mais provável), observando o seu pet:

  1. Observe a cor e o tipo de pelo.
  2. Saiba pelo porte do cachorro.
  3. Veja o formato das orelhas.
  4. Formato da cabeça e focinhos.
  5. Observe a cauda do seu pet.
  6. Analise o comportamento do animal.

Cabeça e focinho
O formato da cabeça e do focinho também pode dar indícios da raça ou da herança genética do seu pet. Por exemplo, os Border Collies possuem um focinho mais projetado e fino. Já os Pugs possuem um focinho achatado e bem curto.

Geralmente, esses cãezinhos são bem peludos e carregam algumas características que se assemelham ao mamífero (ou versão de pelúcia deles!). Algumas raças com essa característica já são bem conhecidas, como é o caso do Poodle e o Chow Chow, e outras nem tanto.

Embora as características dos cães vira-lata (ou SRD) sejam extremamente variadas – justamente em função de não terem uma raça definida – a maioria dos cachorros desse tipo é de porte médio, e destacam uma pelagem de cores mais neutras, como cinza, bege ou mais puxada para o preto.

Justamente por ser um cão que não tenha uma carga genética exclusiva, o vira-lata é o resultado de uma seleção natural, por onde podem ter passado várias raças no passado. Os cães sem raça definida se tornam mais resistentes a alguns tipos de doenças. “Justamente pela mistura o vira-lata é mais resistente.

De acordo com o PetCenso 2021 realizado pela DogHero, os vira-latas compõem 40% dos cães do país, ocupando a primeira posição do ranking.

Qual o celular preferido do cachorro? Resposta: Au-Phone.

O dono do pet deverá levar ao cartório de RTDPJ que realiza esse serviço, RG, CPF e um comprovante de residência. O documento emitido registra informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do animal.

Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Munido desta informação, ele deve levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação.