Qual a diferença entre um anfiteatro e um teatro?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O TEATRO tradicional é aquele em que temos o palco para apresentações e à sua frente fica a plateia. Ao juntarmos dois teatros, temos um anfiteatro. Portanto, um anfiteatro é um teatro onde o público fica dos dois lados.

Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto. Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores, de animais selvagens e demais diversões públicas. Podiam ser até cheios d'água (alguns deles) para espetáculos de combates navais.

A diferença mais notória entre um anfiteatro e um teatro romano clássico, é que ao anfiteatro é de forma circular ou ovalada, enquanto o teatro é semicircular.

Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma, na Itália, é uma das obras mais emblemáticas da história. Ele reflete todo o poder de Roma no período da sua construção, em 80 d.C, quando o império romano era o centro do mundo.

Assim, o primeiro anfiteatro estável, que depois foi destruído durante o grande incêndio de Roma, em 64 d.C., foi aquele construído em 29 a.C. por C. Statilio Tauro, parente de Augusto.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

A diferença essencial entre o teatro grego e o romano é o fato do último não conter nenhum caráter religioso. Possuía uma tribuna mais larga e a orquestra era ocupada pelo povo. Enquanto o teatro grego era constituído nas encostas, o teatro romano independia das encostas.

As duas máscaras, de triste e feliz, são o símbolo do teatro. Elas simbolizam o “Em Si universal”, resumindo todos os sentimentos e manifestações humanas. E se quem sabe faz ao vivo, o teatro é a arte da experiência imediata.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

História do anfiteatro romano e do Coliseu de Roma.

Um anfiteatro romano era uma fabulosa construção arquitetônica redonda ou oval, com degraus e assentos ao redor de uma grande arena. Essas edificações eram utilizadas para realização de espetáculos públicos, combates de gladiadores, jogos e representações dramáticas.

Os anfiteatros representavam o imenso poder da civilização romana, pois neles era possível presenciar lutas entre gladiadores de qualquer raça e até mesmo lutas de animais selvagens.

Arquitetonicamente, os anfiteatros eram edifícios de planta elíptica ou circular, em cujo espaço central ficava a arena. As arenas tinham comprimento de sessenta a noventa metros e largura de 35 a 60m.

O Anfiteatro 10 comporta 180 pessoas sentadas.

Introdução. Famoso tanto por seus gladiadores e atrações regadas por violência quanto pela sua bela arquitetura, o Coliseu está entre as maiores obras da humanidade, sendo considerada uma das 7 maravilhas do mundo.

Significado de Coliseu
substantivo masculino O maior anfiteatro romano, onde se realizavam os combates entre gladiadores e outras competições. [Antigo] Local para competições de atletismo. [Antigo] Circo. [Antigo] Teatro.

Coliseu de Roma em ruínas
O Coliseu, que antes era palco de encenações e morte, deixou de encenar espetáculos anos depois, sendo utilizado como moradia, templo religioso, oficina, entre outros fins. Os danos visíveis hoje em sua estrutura, foram causados por uma soma de terremotos e saques.

Curiosidades sobre o Coliseu de Roma
O local anteriormente era a Casa Dourada, um suntuoso palácio feito por Nero, antigo imperador antes da dinastia flaviana. Em seus primeiros anos, tinha três andares.

O teatro grego era composto por vários elementos, cenários e figurinos. Suas apresentações incluíam músicas, danças e mímicas que eram avaliadas por um júri. As mulheres não faziam parte do teatro grego, pois não eram consideradas cidadãs das polis (cidades gregas).

O Coliseu de Roma é o maior anfiteatro do mundo e um dos maiores símbolos da cidade italiana. Inicialmente, ele possuía três andares e depois foi adicionado outro. O Coliseu possui 45 metros de altura, que corresponde a um prédio de dois andares.

Na Roma antiga, cristãos eram jogados aos leões no Coliseu, para deleite da multidão que lotava o anfiteatro. Apesar de os cristãos sofrerem dores excruciantes quando os leões os atacavam, o espetáculo macabro provocava um êxtase coletivo nos espectadores.