Qual a diferença entre Truco Mineiro e Paulista?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

As principais diferenças são as Manilhas fixas e contagem diferente dos pontos: enquanto no Truco Paulista conta-se ponto de um em um e o pedido de Truco é 3, 6, 9 e 12. Já no Mineiro a contagem de pontos é de 2 em 2 e quando se pede Truco é 4,6,10 12.

Cartas do truco mineiro
A ordem da mais fraca para a mais forte é 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros. A ordem crescente das cartas são 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2 e 3.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

manilha

A carta subsequente ao símbolo da “vira” é a manilha do jogo, e a manilha é a carta mais poderosa da partida, valendo até mais que o 3, que é o número mais alto na sequência de valores do truco paulista.

3 vezes

O ato de "cortar", é permitido apenas 3 vezes, mas se preferir, o jogador poderá "cerrar" o baralho uma vez e "cortar" uma vez. Antes de passar o baralho ao adversário que irá iniciar a distribuição das cartas, é permitido olhar a última carta do maço, não sendo permitido mostrar ao parceiro.

Mão - Composta de duas a três rodadas, e vale inicialmente 2 ponto. Truco - Proposta para subir o valor de pontos da mão para 4. Seis - Proposta para subir o valor de pontos da mão para 6. Dez - Proposta para subir o valor de pontos da mão para 10.

Ás: a mais fraca das cartas fortes
Ou seja, um Ás vencerá duas de cada três cartas em um baralho de truco.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas. As cartas tem que ser dadas sempre de cima para baixo, a não ser que o adversário solicite “de baixo”.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam.

Para jogar uma mão, cada jogador recebe 3 cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

O Truco Paulista, que é o mais comum nas jogatinas, no qual se utiliza o baralho francês (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.

No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas. A ordem acima serve de base para comparação entre as cartas de uma rodada, mas é preciso levar em consideração a manilha da mão.

O que é Zap:
No jogo de truco (mineiro), é o 4 de paus que é a maior manilha. Acima do 7 de copas (copeta), ás de espadas (espadilha) e do 7 de ouros (pica fumo).

Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo
No truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros. Já no paulista, as manilhas variam de acordo com o Vira. O embaralhador vira uma carta a cada mão, antes de iniciar a primeira rodada.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.