Qual a diferença entre transudato e exsudato?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

Líquido que se acumula em uma cavidade do corpo por desequilíbrio entre a pressão capilar, que empurra líquido para fora do vaso, e o conteúdo de proteínas do sangue, que mantém líquido dentro do capilar.

As causas mais comuns de derrames transudativos são insuficiência cardíaca, cirrose com ascite e hipoalbuminemia (geralmente em decorrência da síndrome nefrótica). As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose.

O exsudato é um grande indicador de como a ferida está cicatrizando. A sua cor, espessura e odor são indicativos de se o machucado está se recuperando bem. Por exemplo: o exsudato seroso, o tipo mais comum, é clarinho, transparente e surge à medida que a cicatrização avança.

O exsudato é caracterizado por um alto conteúdo de proteínas, células e materiais sólidos derivados das células. Os exsudatos das reações inflamatórias variam no conteúdo de líquido, proteínas plasmáticas e células.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O exsudato pode ter a aparência comum de um fluido saindo da ferida, o que é uma condição dentro da normalidade. Mas também é possível que apresente sangue, pus e sangue misturado com pus.

Orienta-se sempre manter meio úmido, não esfregar gaze na ferida e não secar. Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo.

Transudato = líquido com pouco teor proteico, é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo resultante de Pressão Hidrostática elevada ou Força Osmótica diminuída no plasma. Inflamação AGUDA = inicia-se rapidamente (seg. ou min.) e tem uma duração relativamente curta (min.

Exsudação é o termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida. É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos, sendo considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele.

Desta forma, transudatos simples são efusões que apresentam pouca concentração de proteínas e de células. Transudatos modificados, como o próprio nome se refere, são transudatos que se modificaram devido à adição de proteínas ou de células. Já os exsudatos são efusões ricas em proteínas e células.

Acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do organismo.

Transudato: caracterizado por baixo teor de proteínas (< 2,5 g/dL) e quantidade pequena de células. Geralmente é límpido e incolor.

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.

A cor amarela representa o pus (exsudato purulento) no interior da ferida.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

5 tipos de curativos

  • Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
  • Hidrogel. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Antissépticos. ...
  • Hidrocolóide.