Qual a diferença entre transtorno bipolar e transtorno de personalidade?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

No transtorno bipolar, o humor varia em dias, semanas ou meses, normalmente seguindo ciclos. No transtorno de personalidade borderline, as variações ocorrem repentinamente, em um tempo menor, geralmente em segundos, minutos ou, no máximo, em horas.

É um período marcado por falta de cuidados higiênicos pessoais e com o ambiente, tristeza profunda e falta de vontade de realizar atividades. Se tornam menos sensíveis aos acontecimentos ao seu redor. Muitas vezes se tornam pessimistas e sem esperança no futuro, havendo risco de ideação suicida.

Tipos de transtorno bipolar: Principais características e...

  • Transtorno bipolar tipo I.
  • Transtorno bipolar tipo II.
  • Transtorno ciclotímico.
  • Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento.
  • Transtorno bipolar devido a outra condição médica.
  • Quer saber mais sobre Psiquiatria?
  • Sugestão de leitura.

O DSM V classifica os transtornos de personalidade em três categorias – grupos A, B e C – conforme características semelhantes. O primeiro diz respeito as condições que fazem o indivíduo parecer excêntrico ou “estranho” enquanto o segundo consiste nas condições que tornam o indivíduo dramático ou errático.

A pessoa pode ser insensível, se isolar ou não ter empatia e também pode ter medo de abandono e necessidade de atenção. Familiares e amigos, frequentemente, a acham confusa. Os sinais e sintomas variam de acordo com o tipo de transtorno de personalidade.

Em episódios de mania ou hipomania, os sintomas têm sentido oposto. A cabeça da pessoa com transtorno bipolar faz com que ela se sinta animada, feliz e eufórica. Além disso, na fase da mania é comum que a autoestima seja melhorada, o corpo fique mais agitado, a atenção seja prejudicada e a fala se mostra compulsiva.

O transtorno de personalidade borderline é frequentemente confundido com o transtorno bipolar. Embora sejam distúrbios psíquicos diferentes, o fato de ambos apresentarem alguns sintomas similares acaba gerando dúvidas e confusão no diagnóstico.

Sim, por serem transtornos com diferentes origens eles podem coexistir.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

Os brasileiros que sofrem Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) contarão com a linha completa de tratamento para a doença após a incorporação dos medicamentos Clozapina, Lamotrigina, Olanzapina, Quetiapina e Risperidona.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.

Os tipos de transtorno bipolar
O tipo 1 é o mais grave.

Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.

Pessoas com transtornos de personalidade parecem muitas vezes incoerentes, confusas e frustrantes para aqueles que volta delas (incluindo médicos). Essas pessoas podem ter dificuldade em entender os limites entre elas mesmas e os outros. Sua autoestima pode ser inapropriadamente alta ou baixa.

Não há explicações definitivas sobre as causas de transtornos de personalidade. Fatores genéticos, ambientais, experiências na infância e adolescência podem desencadear esses distúrbios. Além disso, cada transtorno tem causas específicas. O diagnóstico dos transtornos de personalidade é feito pelo médico psiquiatra.

Para o tratamento de sintomas cognitivos e perceptuais, antipsicóticos são os agentes de escolha. Estabilizadores do humor, como o divalproato, também são efetivos para o tratamento de sintomas afetivos e impulsivos.

Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados. Mas o que exatamente é um traço de personalidade? É simplesmente um aspecto duradouro do comportamento de uma pessoa.

6 dicas de como conviver com pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline

  1. 1) Identificação Projetiva e a pessoa com Borderline. ...
  2. 2) Integrar as partes. ...
  3. 3) Faça a pessoa refletir sobre seus atos. ...
  4. 4) Não abandone a pessoa com Borderline. ...
  5. 5) Estabeleça limites claros. ...
  6. 6) Fique atento aos riscos.