Qual a diferença entre TPAC e DPAC?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Assim, desde 2016, o termo DPAC deixou de ser utilizado para dar lugar ao termo TPAC, de modo que todos os profissionais devem usar a mesma terminologia.

É quando a pessoa tem a queixa de não ouvir bem, mas tem audição normal, ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida. Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva.

Outros transtornos neurológicos: Além do TPAC, existem outros transtornos neurológicos que podem afetar o processamento auditivo, como o autismo ou o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

É uma avaliação para saber como escuta e não o quanto escuta, diferente de outros exames, como a audiometria. É indicado quando a pessoa apresenta queixas ou sinais que podem estar relacionas às alterações de PAC.

Nesse sentido, o distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) é um problema de interpretação do som. O paciente consegue detectar o som, no entanto, o cérebro não consegue compreendê-lo totalmente.

Como vimos, o distúrbio no processamento auditivo do cérebro é diferente de um caso de perda auditiva. Por esse motivo, ele não será detectado num exame de audiometria, por exemplo. Para diagnosticar o TPAC, o procedimento mais comum é a Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC).

O tratamento para o TPAC geralmente envolve uma combinação de estratégias de treinamento auditivo e estimulação das habilidades afetadas. O objetivo é melhorar o processamento das informações auditivas e minimizar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Quais as causas do TPAC? 95% das causas são secundárias a outros transtornos associados a fatores genéticos, déficit de atenção, dislexia, otites de repetição, traumatismo craniano, por exemplo.

Algumas medidas podem ser tomadas em sala de aula para ajudar a criança com TPAC, como sentar longe de portas e janelas, de preferência perto do professor, reduzir ao máximo o ruído em sala de aula, garantir a atenção do aluno, usar vocabulário simples e repetir a fala sempre que necessário.

Ainda, crianças portadoras de DPAC geralmente são desatentas e distraídas, falam alto, são agitadas e têm dificuldade para entender conceitos abstratos ou de duplo sentido, além de inverter letras e apresentar dificuldades de orientação direita/esquerda.

H93 - Outros transtornos do ouvido não classificados em outra parte.

Os deficit atencionais auditivos podem ser encontrados em outros diagnósticos, como no distúrbio de linguagem, no transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e no transtorno do processamento auditivo central (TPAC)( 7.

O tratamento para o problema auditivo é específico para cada pessoa e envolve treinamento auditivo, intervenções na escola, em casa e com todos que convivem com a pessoa. Para superar a dificuldade auditiva, o paciente pode realizar uma terapia de audição com o fonoaudiólogo.

Muitas vezes, os indivíduos com TPAC têm problemas de manter atenção sustentada porque não conseguem separar o ruído de fundo de uma mensagem importante, ou podem estar aplicando tanta energia mental para decodificar uma mensagem e acompanhar a fala em andamento que se cansam.

A intervenção em TPAC deverá ser realizada exclusivamente pelo fonoaudiólogo, logo após o diagnóstico (ASHA, 2005). O termo intervenção se refere a ações realizadas para melhorar uma situação específica como um transtorno e inclui tratamento e ge- renciamento.

2 -Longe de distrações, 3 -Quando falar, olhar diretamente para o rosto do aluno e próximo a ele, 4- Certificar se ele realmente entendeu os comandos e o que deve ser realizado, se possível, 5- Dar mais tempo para a realização da avaliação e, se necessário, fazer a leitura da prova para ele.