Qual a diferença entre Toranja e tangerina?

Perguntado por: rsales2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Estudos genéticos analisaram diferentes espécies de citros e constataram que a laranja doce (C. sinensis (L.) Osbeck), mais comum no dia-a-dia, é resultado de um cruzamento de tangerina com outra espécie de citros, a toranja (Citrus máxima). Ou seja, as laranjas são filhas de tangerina com toranja.

grapefruit

A toranja, em inglês chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica típica da porção Norte do continente americano. Ainda pouco consumida no Brasil, ela é rica em propriedades excelentes, a exemplo de minerais como potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas, especialmente a C, e antioxidantes.

O "grapefruit" (ou toranja) é um ingrediente pouco conhecido no Brasil, com exceção, talvez, dos Estados do Sul, onde é chamado de pomelo. "Não tem muita aceitação no Brasil, mesmo o país sendo o maior produtor mundial de cítricos.

A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, sendo certo que é categorizado como um citrino rosa ou rubi, não pela cor da sua casca, que é amarela ou amarela rosada, mas pela cor da sua polpa. Esta fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado.

A toranja (Citrus paradisi) também conhecida como Grapefruit, jamboa, laranja vermelha, laranja-romã é uma fruta híbrida da família Rutaceae (família das frutas cítricas). Seu nome em inglês se deu devido a forma como seus frutos se formam na árvore, lembrando cachos de uvas (grape).

Com o seu elevado teor em Vitaminas C e A, a toranja é um poderoso antioxidante protetor das células, especialmente adequada para manter a pele saudável, mesmo em ambientes mais poluídos. A toranja é uma ajuda eficaz na perda de peso.

R$6,95. Comprar Pronto! Pedidos feitos de segunda a sexta-feira até às 13 horas, serão entregues no dia seguinte.

Como referi, o sabor ácido e amargo caracterizam a personalidade da toranja. Quem não gostar pode sempre substituir a toranja por laranja.

"O consumo de sucos não pasteurizados deve ser fortemente desencorajado para lactentes, crianças e adolescentes", escrevem Dr. Heyman e colaboradores. "O suco de toranja (grapefruit) deve ser evitado para qualquer criança que tome algum medicamento metabolizado pela enzima CYP3A4", advertem os autores.

A toranja pode ser consumida em sua forma natural, ou ainda pode ser usada no preparo de sucos e vitaminas, saladas, geleias e sobremesas. Além disso, a casca da toranja também possui propriedades antioxidantes, podendo ser usada na preparação de chás ou na fabricação de óleos essenciais.

A toranja cresce em climas quentes e tem diversas variedades – branca, rubi e rosa – estas cores referem-se à sua polpa.

A fruta bloqueia uma enzima natural do corpo que quebra as substâncias ingeridas nos medicamentos. Consequentemente, quando os remédios entram na corrente sanguínea, eles estão mais potentes, e isso pode levar à overdose.

O suco de laranja também não é uma boa opção para pessoas que tratam colesterol alto com medicamentos. O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), por exemplo, é enfático ao recomendar que quem ingere sinvastatina não deve beber o suco – a bebida potencializa os efeitos colaterais do remédio.

O cheiro é um "la-la-la" tão despreocupado que parece quase infantil, como um copo de suco delicioso com açúcar, no qual você mal consegue sentir as notas amargas da casca.

Segundo técnicos da SMAPA, trata-se da “laranja sanguínea”, variedade originária da Índia e de países do Mediterrâneo. O agricultor Rafael Potter, do distrito caxiense de Vila Cristina, vem apostando numa fruta ainda pouco conhecida pelos consumidores: a laranja com polpa avermelhada.

É constituída por uma casca grossa, que pode variar entre os tons amarelados e avermelhados, e polpa de coloração rosa clara ou escura. Maior do que as laranjas tradicionais, a fruta tem sabor que varia entre doce e azedo, com um fundo levemente amargo.