Qual a diferença entre tomografia e ecografia?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ultrassom é o exame que utiliza ondas sonoras de altíssima frequência para obter imagens do interior do corpo. Ele difere do raio-X, da tomografia e da ressonância por ser seguro para embriões e fetos; por isso, um de seus principais usos é o acompanhamento da gestação.

Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

Como funciona a ecografia? A ecografia é realizada com um aparelho chamado ecógrafo, uma sonda que emite ondas de ultrassom. Ao passar a sonda pela pele, as ondas colidem com as estruturas internas dos órgãos, formando imagens através do eco, que são traduzidas por um computador.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

A ecografia ou ultrassonografia obstétrica pode ser realizada em qualquer momento e repetida quantas vezes se desejar ao longo da gestação, pois é um exame inofensivo tanto para o feto como para a mãe. Porém, existem determinadas etapas da gravidez que são cruciais para a sua execução, como veremos adiante com detalhe.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Para que serve o ultrassom abdominal total? O ultrassom abdominal total é usado para avaliar órgãos como os rins, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço e bexiga. Além disso, o método permite analisar artérias e veias do abdômen, como a veia cava inferior e a aorta.

A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.

Fundamental para a medicina, a tomografia computadorizada serve para fornecer imagens de alta definição para o diagnóstico de lesões ou doenças. É um recurso para proporcionar aos médicos uma imagem de qualidade das partes internas do organismo.

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

Atuação do médico radiologista
Além de realizar os procedimentos, cabe ao médico radiologista interpretar as imagens geradas por eles e orientar o médico que solicitou o diagnóstico quanto às descobertas.

Quanto tempo demora o exame de ecografia? A duração de um exame de ecografia ou ultrassonografia varia conforme as estruturas que serão avaliadas. Em geral, o exame leva cerca de 5 a 10 minutos, mas a ecografia para o estudo de vasos sanguíneos é mais demorada.

Quanto custa para realizar uma tomografia? O preço do exame de tomografia varia de acordo com o laboratório e método utilizado. No geral, o valor para realizar o exame gira em torno de R$ 400. Além disso, o procedimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização de tomografia sem contraste diminui riscos de reações adversas ao paciente. Também simplifica o preparo, podendo dar suporte a decisões durante o atendimento a emergências. Esse e outros exames de imagem são interpretados com agilidade via telemedicina.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Tomografia computadorizada
Assim como o exame anterior, a tomografia computadorizada (TC) também se baseia na emissão de feixes de raio X. Contudo, sua realização possibilita uma abrangência mais ampla, permitindo a visualização em múltiplos planos e viabilizando a análise em diferentes dimensões.

O ultrassom de abdômen total (ultrassonografia abdominal total) é um exame de imagem que utiliza sons de alta frequência (ultrassons) para gerar imagens detalhadas de órgãos e estruturas de todo o abdômen.