Qual a diferença entre tivesse e estivesse?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Tivesse é uma forma conjugada do verbo ter. Estivesse é uma forma conjugada do verbo estar. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Significado de Tivesse
Tivesse vem do verbo ter. O mesmo que: experienciasse, efetuasse, definisse, trouxesse, ocupasse, apresentasse, houvesse, julgasse, conservasse.

Tivesse é a forma correta de escrita da palavra. As palavras tive-se e tivece estão erradas. Tivesse é a forma conjugada do verbo ter na 1.

"Eu estive lá": "estive" é forma do verbo estar, do pretérito perfeito, do indicativo, que vê a ação decorrida num todo, como realizada. "Eu estava lá": o "estava", também é do verbo estar, pretérito imperfeito, modo indicativo.

A forma correta para esse caso então sera: Eu assumi que ela tinha ido.

Tivesse ou estivesse são palavras que existem na língua brasileira e ambas estão corretas. Trata-se de formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Porém, falamos de dois verbos distintos.

3 contivesse, incluísse, abrangesse, compreendesse, apresentasse, comportasse, encerrasse, constasse.

Significado de antes fosse: Melhor que tivesse sido.

Quando ele tiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão quando ele ter está errada. Tiver é a forma conjugada do verbo ter na 1. ª ou 3.

Com de, além da obrigação (moral ou não), teve aponta para um estudo realizado, e tinha dá na mesma as duas possibilidades (ter estudado ou não, sem qualquer indicação do quê, com ambas as formas verbais).

Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem. Entrei de férias ontem.

É o que acontece com as palavras "presente" e "atenção", largamente utilizadas com a preposição "em", de maneira indevida, pois elas exigem a preposição "a". A frase apresentada, então, deveria ser assim estruturada: Eu estava presente à palestra, mas não prestei atenção à apresentação de slides."

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

Caso eu troque o «partira» e «fora» para «tinha partido» e «tinha sido entregue», a frase tem o mesmo sentido: «Pálida, jogada fora de uma Igreja, olhou a terra imóvel de onde tinha partido e aonde de novo tinha sido entregue».

Tiver é uma forma conjugada do verbo ter. Estiver é uma forma conjugada do verbo estar. O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro. Pode ser utilizado também para indicar o desejo de que algo aconteça ou a possibilidade de que algo aconteça.

tiveram Tiveram vem do verbo ter. O mesmo que: experienciaram, efetuaram, definiram, trouxeram, ocuparam, apresentaram, houveram,...

A frase correcta será então Devem existir vários carros e não *Deve existir vários carros. Notas: As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.

Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.