Qual a diferença entre tímido e introvertido?

Perguntado por: areis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por estar sozinho. Eles tendem a pensar nos problemas, processar seus afetos e resolver os problemas antes de interagir com os outros. Por causa de suas atividades solitárias, um introvertido é mais auto-suficiente do que um extrovertido.

Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim.

Você não tem problemas em ficar sozinho, e muitas vezes até prefere! Pessoas introvertidas não encaram o fato de ficar sozinhos em casa ou no trabalho como um problema, e sim como um estímulo. Períodos de solidão podem ser cruciais para o bem-estar de um introvertido, e muitas vezes são encarados como um alívio.

Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

Veja cinco características comuns às pessoas introvertidas:

  1. São reflexivas. ...
  2. Evitam o contato social. ...
  3. São observadoras. ...
  4. Possuem uma tendência ao isolamento. ...
  5. Não gostam de compartilhar emoções e sentimentos.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

Dificuldades para desenvolver novas habilidades
Isso ocorre justamente pelo medo excessivo em arriscar e não obter êxito. Em alguns casos, os tímidos têm até mesmo receio de irem bem e serem elogiados em público, atraindo toda a atenção para si. Com isso, se isolam em suas funções, fazendo apenas o básico, sem ousar.

Com a sua presença, o rapaz tímido pode olhar para baixo, cruzar os braços, evitar encará-la ou fazer mais gestos nervosos do que o normal. Se esse for o caso, pode ser que ele esteja fazendo um esforço extra para disfarçar que gosta de você. Ele fica mexendo as mãos, as roupas ou o cabelo enquanto conversa com você?

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Evite elogios excessivos. Os introvertidos tendem a não gostar de ser o centro das atenções, e elogiar alguém atrai muita atenção ao corpo e à personalidade da pessoa. Portanto, elogie seu namorado apenas espontaneamente, em vez de listar todas as qualidades do outro de uma só vez.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Um pessoa extrovertida não deixa o outro falar e faz um monólogo, falando sozinha. A pessoa introvertida, escuta e prefere não abrir-se para a relação, vivendo seu mundo interior, sem projetar-se. Mas caso precise comunicar-se, comunica-se sem bloqueios. E existe a pessoa tímida.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, descobriram que tímidos como Maron têm alterações em duas regiões do cérebro: a amígdala, parte cerebral primitiva de onde surgem emoções como o medo e a ansiedade, e o hipocampo, ligado à memória.