Qual a diferença entre timidez e fobia social?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O limite entre timidez e sociofobia está nas consequências negativas que essa ansiedade gera na vida da pessoa. A timidez e a ansiedade são normais em todo mundo. O que as difere da fobia social são os medos exacerbados que não permitem a evolução, expressão e criação de laços desse indivíduo. A fobia social paralisa.

Então, descubra abaixo os 5 principais sinais e sintomas de fobia social.
...

  1. Ansiedade extrema. ...
  2. Medo de falar em público. ...
  3. Faz pouco ou nenhum contato visual. ...
  4. Evita andar em ambientes com muitas pessoas. ...
  5. Acha que não consegue fazer nada.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

A timidez, também chamada acanhamento, é o sentimento de apreensão, falta de conforto ou constrangimento, especialmente quando uma pessoa está perto de outras pessoas e deve interagir com elas. Isso ocorre principalmente em novas situações ou com pessoas desconhecidas.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

Sintomas físicos da timidez excessiva:
Rubor na face; “ficar vermelho”; Respiração acelerada; Dores no estômago, náuseas; Tremores (inclusive na voz);

As causas para a fobia social podem ser inúmeras, mas quase sempre estão relacionadas com o ambiente no qual aquela pessoa está inserida, suas relações, personalidade e até mesmo fatores genéticos.

O que é a dificuldade em socializar? Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

Embora um pouco de ansiedade em situações sociais seja normal, as pessoas com fobia social têm tanta ansiedade que chegam a evitar situações sociais ou as suportam com angústia. Aproximadamente 13% das pessoas apresentam fobia social em algum momento de suas vidas.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

É muito importante trabalhar a auto estima para vencer a timidez. Tenha em mente que cada pessoa é única e que alguém não é melhor simplesmente por ser popular ou conversar com facilidade. Acredite nas suas habilidades e valorize suas qualidades. Pense nas coisas que você faz muito bem e orgulhe-se disso!

A Fobia Social freqüentemente leva a uma limitação funcional grave que pode ser medida nas áreas educacional e profissional e nos relacionamentos sociais e familiares. As crianças podem apresentar prejuízo acadêmico, recusa à escola ou esquiva de atividades sociais e encontros adequados à idade.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que pessoas com fobia social apresentam níveis muito altos de serotonina - eurotransmissor que atua no cérebro, controlando o humor, emoções e comportamentos.

Teste Fobia Social
Você tem ansiedade ou medo ou evita em participar de conversa em pequenos grupos? Você tem ansiedade ou medo ou evita de comer em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita beber com outros em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita conversar com pessoas de autoridade?

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.