Qual a diferença entre TGD e Tea?

Perguntado por: sferrari6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é um conjunto de distúrbios que afetam as interações sociais. Hoje em dia, é apresentado como Transtorno do Espectro Autista (TEA).

1 TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Nessa categoria, estão incluídos os alunos com diagnóstico de autismo, Síndrome do Espectro Autista (Asperger), Transtorno Desintegrativo da Infância (psicose) e Transtorno Invasivo de Desenvolvimento - sem outra especificação.

Os transtornos de ordem mental na infância são classificados em categorias, como transtornos de humor, de desenvolvimento, psicóticos, de movimento e assim por diante. O transtorno global do desenvolvimento, como o próprio nome diz, caracteriza uma condição na qual as funções do desenvolvimento são afetadas.

Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Crianças com TGD são facilmente oprimidas pelas mínimas mudanças, altamente sensíveis a pressões do ambiente. São ansiosos e tendem a temer obsessivamente quando não sabem o que esperar. Stress, fadiga e sobrecarga emocional facilmente os afeta das atividades propostas pelo professor.

O transtorno desafiador opositor (TOD) geralmente acontece durante a fase da infância.
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Crianças com o transtorno desafiador opositivo (TOD) apresentam sintomas como:

  1. irritabilidade;
  2. desobediência;
  3. agitação;
  4. culpabilizar os outros;
  5. raiva constante;
  6. ser vingativo e cruel;
  7. agressividade.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

Nessa categoria, estão incluídos os alunos com diagnóstico TEA - Transtorno do Espectro Autista/Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância (psicose) e Transtorno Invasivo de Desenvolvimento - sem outra especificação.

As principais características para identificar TGDs são:

  1. Prejuízo severo e invasivo em habilidades de interação social;
  2. Prejuízo severo e invasivo em habilidades de comunicação e;
  3. Presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipados.

Os alunos com TGD deverão frequentar o AEE quando forem identificadas necessidades educacionais específicas que demandem a oferta desse atendimento, beneficiando-se das atividades e dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, disponibilizados nas salas de recursos multifuncionais.

Os 3 núcleos comuns do Transtorno do Espectro Autista (TEA) centralizados pela maioria dos estudiosos são: defasagem, alterações comunicativas e falta de flexibilidade.

F84.0: Autismo infantil.

O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

As comorbidades mais encontradas foram epilepsia, distúrbio do sono, transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, estereoti- pia, comportamento infrator e DI.

TGD NA ESCOLA

  • Fornece um ambiente agradável e seguro.
  • Minimizar as transições das tarefas.
  • Não se apegue às possíveis estereotipias do aluno.
  • Oferecer rotinas diárias consistentes para reforçar o aprendizado.
  • A criança precisa entender cada rotina do dia e saber o que a espera.

O Programa de Especialização Docente de Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades busca aperfeiçoar a formação de docentes para desenvolver o atendimento especializado, instrumentalizando-o para atuar como articulador no processo de inclusão escolar de alunos com ...

TOD — Transtorno Opositivo Desafiador
Segundo o DSM-V, o TOD faz parte dos Transtornos de Comportamento Disruptivo e suas principais características são comportamentos desafiantes, negativistas e desobedientes, principalmente diante de figuras de autoridade.

Antes da quinta edição do Manual publicado pela Associação Psiquiátrica Americana (APA), entendia-se o autismo leve como um tipo de autismo onde o paciente tinha um comprometimento menor das funções cognitivas, ou seja, com menos interferência e necessidade de suporte em seu dia a dia.

Tamanho: natural; Medidas: 74x27x21 cm (CxLxA);

Independente do Transtorno Espectro Autista, toda criança (até 12 anos incompletos) e adolescente (entre 12 e 18 anos de idade) têm direitos previstos em lei, como por exemplo: direito ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.